Monumento do “Peladão” completa 50 anos e ganha restauração

No aniversário de 50 anos do Monumento ao Desbravador – conhecido como Peladão -, Prefeitura de Maringá inicia restauração da obra.

  • No aniversário de 50 anos do Monumento ao Desbravador – conhecido como Peladão -, Prefeitura de Maringá inicia restauração da obra.
    Foto: Aldemir de Moraes / PMM

    Inaugurado em 1972, o ′Monumento ao Desbravador′ – popularmente conhecido como “Peladão” – completa 50 anos em 2022. Foi criado pelo escultor Henrique Aragão, encomendado pelo então prefeito Dr. Adriano José Valente e está localizada na Praça Sete de Setembro.

    Praça Sete de Setembro e o Monumento ao Desbravador, por volta do início dos anos 1980 / Fonte: Acervo Maringá Histórica.

    O Monumento ao Desbravador se transformou em ponto turístico e de referência para a população. Graças à obra, a Praça Sete de Setembro é conhecida como Praça do Peladão. Em 1977, o monumento ficou gravado de forma inusitada no coração dos maringaenses. Naquele ano, o Grêmio de Esportes Maringá sagrou-se campeão paranaense. Um torcedor mais fanático vestiu o Peladão com a camisa do clube.

    Como comemoração do aniversário, a Prefeitura de Maringá deu início à restauração do monumento. Entre outras ações, será realizada a lavagem manual do monumento com produtos biodegradáveis. Também será realizado polimento com verniz para restaurar a cor original da obra para eliminar fuligem.

    O restauro visa celebrar as cinco décadas da inauguração ao mesmo tempo em que Maringá completa 75 anos.

    Foto: Aldemir de Moraes / PMM

    Comentários estão fechados.