Morre Alaor Gregório, 77, militante dos movimentos pela igualdade racial em Maringá

12 de agosto de 2021
MP denuncia
O advogado Alaor Gregório de Oliveira recebendo o troféu Olhar Consciência Negra de Hércules Ananias, assessor da Promoção da Igualdade Racial. Ele morreu na clínica no começo de agosto

Morreu nesta quinta-feira, 12, o advogado Alaor Gregório de Oliveira, de 77 anos, um dos principais expoentes dos movimentos pela valorização dos negros em Maringá. Ele foi um dos fundadores da Associação União e Consciência Negra de Maringá e seu presidente em vários mandatos, além de militar em várias outras instituições e agremiações culturais.

O corpo está sendo velado na Capela do Prever da Zona 2, em frente ao Cemitério Municipal. Ainda não foi definido o horário do sepultamento.

Há mais de cinco anos Alaor deixou de participar da militância pela igualdade racial devido a uma doença degenerativa, a mesma que causou sua morte.

Vindo de Presidente Prudente, Alaor morava em Maringá desde 1974, quando chegou para trabalhar no Funrural, fez carreira no órgão e chegou a ser o diretor. Paralelamente, participava de grupos de teatro e de várias atividades culturais, sendo um dos responsáveis pelas manifestações que acontecem em Maringá no Mês da Consciência Negra todos os anos.

Alaor Gregório fala sobre as atividades em Maringá pela igualdade racial em uma produção da TV Girafa, iniciativa pioneira na internet dirigida pelo jornalista Antonio Roberto de Paula

Como advogado, Alaor Gregório de Oliveira trabalhou como Assessor Jurídico da Câmara de Vereadores.

 

Nota de Pesar

A Prefeitura de Maringá e a Secretaria de Juventude e Cidadania, em nome da Gerência de Igualdade Racial, lamentam a perda do advogado Dr. Alaor Gregório de Oliveira. O Prefeito Ulisses Maia lembra que Dr. Alaor se transformou em um dos ícones dos movimentos negros da cidade e fundador da Associação União e Consciência Negra de Maringá. “Uma pessoa muito querida, generosa e responsável por grandes conquistas da comunidade negra. Aos amigos e familiares, o prefeito envia condolências.