IFPR quer que maringaenses escolham cursos profissionalizantes que começam em setembro

  • O Instituto Federal do Paraná (IFPR), que instala um Centro de Referência (CR)  em Maringá no início de 2022 para oferecer cursos profissionalizantes gratuitamente, abriu, juntamente com a prefeitura, uma consulta pública para que a população possa escolher quais os cursos quer que sejam implantados em Maringá.

    A consulta está disponível até o dia 27 próximo (Acesse aqui). É aberta ao público em geral, desde estudantes, educadores, membros do Executivo, Legislativo e Judiciário, representantes de associações e entidades governamentais ou não, empresários, trabalhadores das indústrias da região, entre outros.

     

     

    O Instituto Federal do Paraná, criado em 2008, forma mão de obra para diversos ramos de atividades, principalmente para a indústria. Hoje, segundo a Agência do Trabalhador, muitas vagas de emprego são oferecidas em Maringá e ficam sem ser preenchidas por longo tempo porque a maioria dos candidatos que se apresentam não têm qualificação técnica para a função.

    Embora o Centro de Referência esteja programado para janeiro ou fevereiro em instalações a serem providenciadas pela prefeitura, o Instituto pretende oferecer os primeiros cursos em Maringá já a partir de setembro próximo.

    Segundo o professor Narciso Américo Franzin, representante do Instituto Federal, os cursos a serem disponibilizados ainda neste ano serão de curta duração, geralmente em torno de 160 horas/aula, e se destinam para pessoas que já têm ensino médio.

    Após a instalação do Centro, em 2022, serão oferecidos os cursos de longa duração, de 1,5 ano, e o aluno sai com diploma de Técnico.

     

     Eixo Ambiente e Saúde

     Eixo Controle e Processos Industriais

     Eixo Gestão e Negócios

     Eixo Informação e Comunicação

     Eixo Infraestrutura

     Eixo Produção Alimentícia

     Eixo Produção Cultural e Design

     Eixo Produção Industrial

     Eixo Recursos Naturais

    Técnico em Aquicultura

    Comentários estão fechados.