UEM obtém nova patente de produto para remoção de poluentes orgânicos

  • A Universidade Estadual de Maringá (UEM) obteve nova patente na área de remoção de poluentes orgânicos, concendida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

    A patente está relacionada aos processos de remoção de poluentes orgânicos a partir meios aquosos. O carvão ativado é um dos materiais que podem remover poluentes orgânicos da água via adsorção. Esse processo resulta em um resíduo que, usualmente, não possui uma destinação final apropriada.

    A equipe responsável pelos experimentos que resultaram na patente foi composta pelo professor do Departamento de Química (DQI) Vitor de Cinque Almeida e três estudantes: André Luiz Cazetta, Isis Pelegrini Andrade Fukumoto de Souza e Osvaldo Pezoti Junior.

    A pesquisa em questão mostrou que o carvão ativado saturado com o corante azul de metileno pode ser reaproveitado a partir de um tratamento térmico para ser usado como acumulador de cargas elétricas. Isso permite que o material seja utilizado como capacitor, a tornar-se um componente essencial para o funcionamento de produtos eletrônicos.

    Comentários estão fechados.