Arquidiocese de Maringá anuncia celebrações da Semana Santa sem a presença de fiéis

Arquidiocese de Maringá
Compartilhar

Pelo segundo ano consecutivo, as celebrações da Semana Santa na Arquidiocese de Maringá serão realizadas sem a presença de fiéis devido à pandemia da Covid-19. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (26/3) por meio de um comunicado do arcebispo de Maringá, dom Severino Clasen. As missas serão transmitidas online contando apenas com o mínimo necessário de ajudantes nas igrejas.

No comunicado, o arcebispo afirma que “o cenário da pandemia que ocasionou a suspensão das celebrações com a presença de fiéis em 2020, se tornou, porém, ainda pior em 2021″. Segundo dom Severino Clasen, “a igreja como defensora e promotora não só da vida eterna, mas da vida terrena, assume sua responsabilidade em contribuir no combate para impedir a disseminação massiva deste vírus mortal”.

O arcebispo compara os números de casos e mortes registrados neste ano com os dados do ano passado e afirma que o cenário é preocupante. “O número de casos confirmados neste ano, já representa 63% dos casos confirmados em 2020. O dado mais entristecedor, é quanto ao número de óbitos, que só nestes três primeiros meses de 2021, representa 117% em relação a todo o período de 2020.”

A suspensão de missas com a presença dos fiéis vale para as igrejas de Maringá e das outras cidades que pertencem à arquidiocese. De acordo com dom Severino, o cenário preocupante da pandemia da Covid-19 também se reflete nas demais cidade. “O princípio norteador para vencermos essa pandemia é não se preocupar apenas consigo, mas ser responsável e cuidar uns dos outros”, diz Clasen.

Em Maringá, o decreto em vigor até segunda-feira (29/3), proíbe a realização de celebrações religiosas com a presença de fiéis. No domingo (21/3), as celebrações presenciais foram liberadas, excepcionalmente, na cidade. Apesar disso, a Arquidiocese de Maringá manteve as missas online no fim de semana.

Semana Santa

A Páscoa é a festa litúrgica mais importante para a Igreja Católica, porque celebra a ressurreição de Jesus. A abertura da Semana Santa é marcada pela tradicional Missa de Domingo de Ramos.

Diferente do que muitos imaginam, a Páscoa para os católicos é celebrada em três dias especiais: a Sexta-feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa. Porém, o Tríduo Pascal, como são chamadas essas três celebrações, começa na quinta-feira à noite com a Missa do Lava-pés e da Santa Ceia. Para o catolicismo, o ponto alto do tríduo ocorre no sábado, durante a Vigília Pascal, véspera da ressurreição.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas