Prefeitos da Amusep são contra a retomada das aulas presenciais

Amusep
Compartilhar

Os prefeitos das 30 cidades da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) decidiram pelo não retorno das aulas presenciais nos municípios, como autorizado pelo governo estadual a partir de quarta-feira (10/3). A decisão foi tomada durante reunião na manhã de domingo (7/3).

O prefeito Ulisses Maia (PSD) e o secretário Fausto Herradon, de Assuntos Metropolitanos e Institucionais, entre outros dirigentes da Prefeitura de Maringá, participaram de reunião da Amusep. O encontro foi organizado pelo presidente da Amusep, o prefeito Rogério Aparecido Bernardo, de Ângulo.

Os prefeitos criticaram o decreto do Governo do Estado, classificado como insuficiente para atender as demandas de enfrentamento à Covid-19. Para a maioria dos prefeitos, o governo deveria adotar medidas mais duras. Diversos municípios relataram ações mais enérgicas do que aquelas adotadas pelo Paraná.

No encontro, os prefeitos decidiram que um ofício será encaminhado ao governador Ratinho Junior (PSD) solicitando uma ação efetiva junto ao Governo Federal para aumentar o número de vacinas recebidas pelo Paraná. O Estado é o quinto em população e o vigésimo no recebimento de imunizantes.

Outra decisão diz respeito à região metropolitana de Maringá. Os prefeitos de Maringá, Paiçandu, Mandaguaçu, Marialva, Sarandi e Mandaguari pretendem criar um decreto único para as cidades. Em nível de Amusep, também foi proposto um decreto padrão para todos, mas com algumas cidades realizando mudanças de acordo com a realidade loca.

Entre os prefeitos existe o consenso de que bares, lanchonetes e festas clandestinas são os principais locais de disseminação do vírus. Por isso, a lei seca é a medida restritiva mais consensual. Igrejas e templos, para a maioria, devem funcionar apenas com a transmissão online das celebrações. Para alguns, pode ser presencial, mas com limite de pessoas.

Com informações da Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Maringá


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas