Governo do Paraná prorroga medidas restritivas até quarta-feira (10/3)

Atividades não essenciais e as aulas nas escolas no modelo híbrido poderão ser retomadas a partir das 5h de quarta-feira

  • O governador Ratinho Junior (PSD) anunciou, na tarde desta sexta-feira (5/3), que as medidas do decreto estadual em vigor serão prorrogadas até às 5h de quarta-feira (10/3). A partir das 5h de quarta, as atividades não essenciais poderão ser retomadas e o comércio será autorizado a funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 17h.

    Aos sábados e domingos, as atividades não essenciais ficam suspensas. O governador explicou que as medidas são voltadas, principalmente, para os municípios acima de 50 mil habitantes. Segundo ele, a preocupação nessas cidades é com o transporte coletivo.

    “O mês de março ainda vai ser um mês muito difícil porque tudo que nós estamos fazendo só vai ter reflexo daqui há 10 ou 15 dias, mas também entendemos que é necessário haver uma oxigenação para o nosso comércio para que eles não possam ser prejudicados com esse momento tão duro que estamos passando”, disse.

    O governador também anunciou que as aulas presenciais nas escolas poderão ser retomadas na quarta-feira no modelo híbrido com 30% dos alunos nas salas de aula. Nas escolas públicas, a previsão é que as aulas sejam retomadas apenas em 15 de março. A presença dos alunos nas salas de aulas será facultativa.

    O toque de recolher fica mantido e a circulação de pessoas segue proibida das 20h às 5h. A comercialização de bebidas alcoólicas continua suspensa após às 20h.

    As academias de ginástica para práticas esportivas individuais e coletivas podem funcionar, a partir de quarta-feira, das 6h às 20h, com 30% de ocupação. Os shoppings centers das 11h às 20h com 50% da capacidade e bares, restaurantes e lanchonetes, das 10h às 20h, também com 50% da capacidade.

    Todas as atividades não essenciais devem funcionar apenas de segunda a sexta. Estabelecimentos essenciais como supermercados, farmácias e clínicas médicas estão autorizados a funcionar sem limitação de horário, inclusive aos fins de semana. Veja aqui o novo decreto estadual.

    Na semana passada, o Governo do Paraná anunciou a suspensão do funcionamento de serviços e atividades não essenciais e outras medidas para conter a disseminação da Covid-19 no Estado. O decreto estadual tinha validade até segunda-feira (8/3).

    Comentários estão fechados.