TCCC paga restante do salário dos motoristas, mas paralisação entra no segundo dia

Os trabalhadores decidiram manter a paralisação e pedem a renovação do acordo coletivo de trabalho e o pagamento da participação nos lucros

  • A empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) anunciou no final da tarde de segunda-feira (8/2) que pagou o restante do salário dos funcionários e cumpriu integralmente a folha de pagamento referente ao mês de janeiro. Apesar disso, a paralisação continua nesta terça-feira (9/2) e nenhum ônibus circula na cidade.

    O Sinttromar, sindicato que representa os motoristas, disse que a greve é espontânea e partiu dos próprios motoristas. Os trabalhadores decidiram manter a paralisação e pedem a renovação do acordo coletivo de trabalho, o pagamento da participação nos lucros e/ou resultados, entre outras demandas.

    A TCCC informou que não há condições de atender a reivindicação dos funcionários. A empresa afirmou que enfrenta desequilíbrio financeiro desde março de 2020, causado pela redução do número de passageiros.

    Na segunda-feira, primeiro dia de paralisação dos motoristas, a Prefeitura de Maringá notificou a TCCC. Uma das notificações solicita que a empresa mantenha o percentual mínimo de 30% da frota regular de ônibus em circulação. Outra notificação solicita que a empresa apresente documentos comprovando que tem capacidade econômica e financeira de operar.

    Na quinta-feira (4/2), a TCCC informou que não teria condições de cumprir integralmente a folha de pagamento referente ao mês de janeiro. Para o município, se a empresa não tem capacidade de pagar o salário dos funcionários, pode indicar que não tem condições de cumprir o compromisso contratual de prestar serviços de qualidade aos usuários do transporte coletivo.

    Comentários estão fechados.