No primeiro dia de vacinação contra Covid-19, Maringá imuniza 155 pessoas

Por: - 20 de janeiro de 2021
Olivia da Silva Godoi, de 81 anos, foi primeira idosa do Lar Dos Velhinhos de Maringá a receber a vacina / PMM

Na terça-feira (19/1), primeiro dia da campanha de vacinação contra Covid-19, Maringá imunizou 155 pessoas, entre profissionais de saúde e idosos que vivem em instituições de longa permanência. A técnica de enfermagem, Ana Paula de Oliveira Machado, de 37 anos, que perdeu o pai para o coronavírus há um mês, foi a primeira pessoa vacinada na cidade.

Além de Ana Paula Machado, mais quatro profissionais foram vacinados durante cerimônia de abertura da campanha de vacinação no Hospital Municipal. Participaram da cerimônia o Ulisses Maia (PSD), o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, e outras autoridades.

Emocionado, o prefeito agradeceu todos os servidores e enfatizou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS). “Junto com a celebração da esperança e do otimismo, não podemos esquecer daqueles que não resistiram por conta do coronavírus”, disse.

As equipes de saúde também foram até o Lar dos Velhinhos e vacinaram dois idosos: Olivia da Silva Godoi, de 82 anos, e Noel Albino de Souza, de 70 anos. Nesta quarta-feira (20/1), a campanha de vacinação segue em Maringá com imunização dos trabalhadores da saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, às 9h, Hospital Universitário, 10h, e Hospital Santa Casa, às 11h.

As doses da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, chegaram na terça-feira por volta das 13h no Aeroporto Regional de Maringá. As doses chegaram de avião com o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.

A 15ª Regional de Saúde de Maringá recebeu 9.360 doses da vacina. Desse total, a maior parte foi destinada para Maringá, que ficou com 6.053 doses.

Após a chegada das doses no aeroporto, um comboio percorreu ruas da cidade em direção ao Hospital Municipal, para a cerimônia de abertura da campanha.

Nesta primeira etapa da primeira fase, 5.185 pessoas serão imunizadas em Maringá. São profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus, idosos e trabalhadores das instituições de longa permanência para idosos. Veja o plano de vacinação completo aqui.