Incêndio atingiu 134 salas e pelo menos 58% da estrutura do shopping Avenida Fashion

Compartilhar

O incêndio que atingiu o shopping atacadista Avenida Fashion, na PR-317, na madrugada de segunda-feira (10/8), danificou 134 das 279 salas da edificação. Outras 145 salas não foram comprometidas pelo fogo. O shopping informou que são 141 lojistas instalados e que cada loja pode ocupar mais de uma sala.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Maringá, o fogo ou a fumaça atingiram 58% da estrutura. O shopping tem 34 mil m², sendo que 20 mil m² foram atingidos. De acordo com levantamento preliminar do shopping, lojas de 83 marcas foram comprometidas pelo fogo. Outras lojas de 65 marcas e espaços vazios do shopping não foram atingidos.

Em nota divulgada nesta terça-feira (11/8), a administração do Avenida Fashion informou que aguarda laudo da Defesa Civil de Maringá para confirmar a extensão dos danos. A previsão é que o laudo seja emitido ainda nesta terça-feira.

O shopping disse que, neste momento, oferece apoio e informação adequada para os lojistas e que “já trabalha para que a retomada das atividades aconteça o mais rápido possível, sempre garantindo a segurança de todos”. O shopping também agradeceu o apoio que recebeu pela hashtag #ForçaFashion nas redes sociais.

A administração do Avenida Fashion informou que traçou plano estratégico de recuperação baseado em quatro pilares. Segundo o shopping, foi implementada comunicação rápida e transparente e um programa de apoio aos lojistas. Além disso, a administração começou os trâmites junto a seguradora. O quarto e último pilar passa pela retomada das atividades.

Nas redes sociais, o prefeito Ulisses Maia (PSD) disse que determinou para que a Procuradoria-Geral da Prefeitura verifique possibilidades de apoio à reconstrução do shopping. Segundo o prefeito, entre as possíveis ações estão a isenção do Imposto Sobre Serviços (ISS), suspensão de tributos, apoio do fundo de aval para financiamento e outros.

“A Prefeitura, juntamente com a Câmara Municipal, aprovará tudo o que for possível para minimizar os impactos dessa calamidade que atingiu tantas pessoas”, afirmou o prefeito em publicação nas redes sociais.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Maringá, 66 bombeiros militares ajudaram no combate às chamas, dos quais 29 estavam de folga. Foram utilizadas mais de 20 viaturas e 13 mil litros de água. Bombeiros ainda trabalham no local nesta terça-feira (veja vídeo abaixo).

Durante a operação, três bombeiros foram encaminhados para atendimento hospitalar. Um foi atingido por vidros, e apresentou contusão em ombro, o segundo teve luxação de joelho direito (torção) e o terceiro com possível desidratação, intoxicação por fumaça inalada e fadiga. Os bombeiros foram atendidos, mas sem nenhum ferimento grave e foram liberados em seguida.

Dom Severino Clasen, que vai tomar posse como Arcebispo de Maringá no sábado (15/8) gravou uma mensagem de solidariedade aos funcionários, lojistas e donos do Shopping Avenida Fashion.

 


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas