A Universidade Estadual de Maringá (UEM) comunicou nesta segunda-feira (16/3) o cancelamento de eventos programados, dentro e fora da instituição, por um período de 60 dias. Além dos eventos, as aulas presenciais da pós-graduação, atividades esportivas, culturais, aulas de idiomas, assim como matrículas e aulas da UNATI, PARFOR, também foram suspensas por tempo indeterminado.
As medidas tomadas pela universidade seguem orientações do Ministério da Saúde e demais órgãos públicos com intuito de conter o avanço do coronavírus. Assim como a universidade, a prefeitura de Maringá também suspendeu a realização de eventos públicos e privados com mais de 25 pessoas por 30 dias.
As aulas da graduação, programadas em calendário para o mês de abril, também tendem a ser suspensas, conforme decreto do Governo do Paraná.
Segundo a universidade o avanço da pandemia vai ser monitorado por meio dos boletins epidemiológicos, e com base no avanço ou não da doença, o calendário vai ser discutido com o Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP).
As cerimônias públicas de colação de grau da UEM não chegaram a ser canceladas, porém vai ser proibida a participação de familiares e convidados. A colação vai ser feita apenas com a presença dos formandos e de acordo com as diretrizes encaminhadas pelo cerimonial da universidade.
Também foi comunicado que alunos ou servidores que não apresentam sintomas da doença, mas que tenham voltado recentemente de alguma viagem ao exterior fiquem em isolamento social por 14 dias. Os casos devem ser informados ao chefe do setor, ou no caso dos alunos, ao coordenador do curso.
Foi recomendo pela universidade que servidores com mais de 60 anos desenvolvam atividades domiciliares ou à distância.
A universidade ainda recomenda que alunos evitem a presença em locais de aglomeração de pessoas, assim como cumprimentar as pessoas através de beijos, abraços ou apertos de mão.
Outras universidade do estado também adotaram medidas afim de evitar a proliferação do coronavírus. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) suspenderam as aulas por duas semanas. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) suspendeu todos os eventos com aglomeração de pessoas.
Comentários estão fechados.