Universidade Aberta à Terceira Idade abre inscrição para cinco cursos de férias. Aulas começam em março

As inscrições precisam ser feitas entre segunda-feira (17/2) e quinta-feira (20/2)

  • A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), oferece cinco cursos de férias gratuitos a pessoas com idade a partir dos 60 anos.

    Os cursos Fotografando e Editando Fotos na Terceira Idade, Geo-História e Recursos Naturais no Paraná, Saúde Mental na Terceira Idade, Direito Instrumental e Filosofia e Canto Coral para Terceira idade começam no dia 12 de março.

    As inscrições precisam ser feitas entre segunda-feira (17/2) e quinta-feira (20/2). Os interessados devem comparecer ao Bloco 123, na sala 1 do câmpus sede da UEM, das 8h às 11h30 ou das 13h30 às 17h30. As vagas são preenchidas por ordem de inscrição.

    Alunos que já participam da Unati e desejam continuar no ano letivo de 2020 também devem comparecer ao Bloco 123 entre os dias 17 e 20 de fevereiro. Vão ser distribuídas senhas aos para o sorteio das vagas.

    Os sorteados vão ser convidados a efetivar a matrícula no período entre 3 e 6 de março, em local a ser definido pela coordenação da Unati.

    Para pessoas acima dos 60 anos, que desejam se matricular na Unati, vão ser abertas 60 novas vagas em 2020. Os interessados devem comparecer no auditório do Bloco I-12, às 9h no dia 17 março, quando será feita a distribuição das senhas e o sorteio das vagas.

    Em 2020, vão ser ofertados 40 cursos divididos por eixos temáticos como arte e cultura, processos e procedimentos comunicativos, saúde física e mental, meio físico e social, direito e cidadania e humanidades.

    Os cursos acontecem de segunda a sexta, nos turnos da manhã e da tarde. A carga horária varia de acordo com o curso e o conteúdo. Varia de 17 horas aula, até 102 horas aula.

    Os professores responsáveis por aplicar as aulas participam do quadro de funcionários da UEM ou são aposentados. Alem disso, todo material necessário, como livros, cópias de textos, argila, material para pintura e demais atividades são disponibilizados gratuitamente pela universidade.

    O coordenador geral da Unati, professor Paulo Lopes, conta que a que o programa de universidade aberta à terceira idade deve crescer com um novo bloco, que está prestes a ser inaugurado. “Calcula-se que em Maringá vivam cerca de 60 mil idosos. A Universidade Aberta à Terceira Idade, que em 2020 entrou no décimo primeiro ano de funcionamento,  atendeu quase 2 mil. Só no ano passado foram 520 alunos”, diz o coordenador.

    Comentários estão fechados.