Prefeitura assume creche da UEM, compra vagas e vai atender 1,7 mil crianças de uma fila de 4,2 mil

Compartilhar

Pouco mais de 1,7 mil crianças, de uma fila de espera de espera de cerca 4,2 mil crianças de 0 a 3 anos, vão começar o ano de 2020 com uma vaga garantida nas creches de Maringá. Além de assumir a creche da UEM, a administração municipal conseguiu comprar 1.535 vagas para alunos de 0 a 3 anos na rede particular. Cada vaga custa cerca de R$ 1,2 mil ao mês.

Aos alunos é ofertada a alimentação, uniforme, material escolar, higiene, limpeza, cama e banho. Como na rede pública, o atendimento é em turno integral, com 11 horas diárias, de segunda a sexta, das 7 às 18 horas.

Mais vagas foram abertas com a assinatura do convênio entre a Prefeitura de Maringá e a Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ao assumir a creche da universidade, mais 174 vagas passam a ser ofertadas em 2020.

O acordo assegurou a gestão da creche “Pertinho da Mamãe”, que passa a se chamar Centro Municipal de Educação Infantil Integrado à UEM.

A assinatura do convênio com a UEM, regulariza a gestão do CMEI junto ao Núcleo Regional de Educação de Maringá. Com a parceria, o quadro de servidores vai ser ampliado. Entre educadores, pessoal administrativo e operacional, cerca de 30 funcionários vão ser cedidos pelo município.

Segundo o reitor da UEM, Julio Cesar Damasceno, a reposição do quadro de servidores pela prefeitura foi fundamental para solucionar o difícil problema da ampliação da capacidade de atendimento da creche. A falta de servidores é um desafio para 2020, segundo o reitor.

A creche na UEM era de uso exclusivo para filhos de servidoras da universidade, mas agora também passa a atender também a comunidade externa. “A partir do ano que vem 50% das vagas serão destinadas as servidoras da UEM e os outros 50% para o atendimento à comunidade da região”, diz a secretária. As inscrições vão ser abertas em fevereiro.

De acordo com o prefeito Ulisses Maia, a proposta para o CEMEI é de aproveitar o potencial da universidade para fazer dele um modelo dentro da rede municipal. ”A partir deste convênio queremos potencializar nossa rede municipal de educação”, destaca Maia.

A fila de espera por vagas em creches motivou a Defensoria Pública de Maringá a criar o “crechômetro”.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas