UBS Alvorada III é o quarto posto de saúde de Maringá a ter horário estendido até as 19 horas

Outras oito unidades básicas vão ter o horário ampliado em Maringá nos próximos meses

  • A UBS Alvorada III é a quarta estrutura de atendimento básico de saúde de Maringá a ter o horário de atendimento estendido. O funcionamento passa a ser feito das 7h às 19h. A Unidade Básica de Saúde é a quarta da cidade a ser incluída no projeto do Governo Federal “Saúde na Hora”.

    O primeiro posto de saúde de Maringá incluído no programa que tem como objetivo ampliar o acesso os serviços de atenção primária à população foi a UBS Morangueira, o que ocorreu no dia 15 de julho.

    No mês de agosto, o sistema foi implantado na UBS Mandacaru e, no começo de setembro, foi a vez da UBS Tuiuti. Outras oito unidades básicas vão ter o horário ampliado em Maringá nos próximos meses. As UBSs Alvorada I, Cidade Alta, Guaiapó/Requião, Iguaçu, Ney Braga, Iguatemi, Pinheiros e Quebec.

    Na maioria das UBSs, o expediente termina às 17 horas. Com o funcionamento de segunda a sexta, das 7h às 19 horas, a intenção é reduzir o fluxo de pacientes das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do setor de emergências do Hospital Municipal (HM).

    Os pontos de saúde garantem acesso aos serviços básicos como vacinação, consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, gestantes, consultas pré-natal, entre outros procedimentos.

    Para ampliar o expediente, os servidores passam a trabalhar com escalas diferentes. O Município de Maringá conta com mais de 600 profissionais que desempenham atividades de saúde nos 34 postos do município em equipes da Estratégia da Saúde da Família, que inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde.

    Comentários estão fechados.