É criado em Maringá o programa Farmácia Solidária para incentivar doação de sobras de medicamentos

A solicitação dos remédios doados, por gente que precisa adquirir um medicamento, vai ser feita de modo online

  • Regulamentado por meio de decreto assinado pelo prefeito Ulisses Maia (PDT) nesta segunda-feira (26/8), em reunião no Paço Municipal, o programa Farmácia Solidária vai incentivar a doação de sobras de medicamentos na rede municipal de Saúde.

    De acordo com as regras do programa, as farmácias localizadas nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Maringá vão receber as sobras de medicamentos. Para que o remédio seja recebido, o doador vai precisar assinar um termo de doação.

    O que se propõe é que ao concluir um tratamento medicamentoso, o cidadão faça a doação dos remédios restantes, dentro do prazo de validade, para que possam ser aproveitados por outras pessoas.

    Antes de fazer a distribuição das sobras dos medicamentos, técnicos da Secretaria de Saúde vão fazer uma triagem e analisar criteriosamente a medicação. A expectativa é que empresas farmacêuticas também façam doações ao programa Farmácia Solidária.

    Na outra ponta do projeto, para a entrega dos medicamentos a quem precisa, a solicitação dos remédios vai ser feita de modo online, por meio deste link do Portal da Saúde.

    É preciso que o interessado apresente a receita, se obrigatória, o número de usuário no Sistema Único de Saúde (SUS) e crie uma senha para acompanhar a lista de medicamentos que vão estar disponíveis nas UBS’s.

    “Seguimos transformando a saúde desde que assumimos. Reconhecemos o esforço de todos servidores, pois o trabalho é realizado incansavelmente para atender e acolher da melhor forma o usuário do Sistema Único de Saúde e, esse projeto, tem uma amplitude muito grande”, disse o prefeito.

    Na avaliação do secretário de Saúde, Jair Biatto, o programa Farmácia Solidária pode ajudar a evitar intoxicações acidentais, como o consumo dos medicamentos por crianças, além de evitar a contaminação do meio ambiente com o descarte incorreto.

    “Nós temos 30 compromissos no plano de governo da gestão Ulisses Maia e, hoje, atendemos o 20º. Isso representa mais de 60% dos trabalhos completos”, afirmou o secretário.

    Comentários estão fechados.