Secretaria de Educação vai fazer nova rodada para compra de vagas em creches. Jornada Pedagógica começa na segunda

24 de julho de 2019
Jornada Pedagógica realizada em 2018 pela Prefeitura de Maringá / Vivian Silva/PMM

A Secretaria de Educação (Seduc) abriu uma nova rodada para compra de vagas em creches. Escolas particulares interessadas em oferecer vagas a crianças de 0 a 3 anos e receber R$ 1.287,79 por vaga, precisam protocolar a documentação.

Este vai ser o terceiro chamamento para a compra de vagas em creches na rede privada. Desde janeiro de 2019, a Secretaria de Educação conseguiu matricular 243 crianças em sete instituições de ensino, o que permitiu aumentar a oferta imediata de matrículas.

O número de vagas adquiridas está abaixo da meta inicial, que permite a aquisição de até 2 mil vagas para as crianças de 0 a 3 anos.

As escolas selecionadas devem fornecer um pacote de serviço completo para as crianças com a inclusão de uniforme, kit escolar, quatro refeições diárias, lenços umedecidos e pomadas de assaduras.

A instituição também precisa encaminhar mensalmente à Seduc as fichas de frequência de alunos, atestados médicos, justificativas de faltas e cadastro nutricional. As crianças que são cadastradas no programa Bolsa Família têm prioridade nas matrículas.

“A compra de vagas é uma estratégia para atender à ista de espera do município”, afirma a gerente da Educação e Presidente da Comissão de Credenciamento, Nilda Martins.

A Seduc também trabalha para a volta às aulas dos 40 mil alunos da rede municipal na quarta-feira (31/7). Para os 4 mil profissionais da educação, o trabalho começa antes, na segunda-feira (29/7), quando tem início a Jornada Pedagógica.

A secretária de Educação, Gisele Colombari, destacou que no segundo semestre de 2019 vai ser aplicada a prova do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e, por isso, a jornada pedagógica é essencial para fortalecer o processo educativo de forma crítica e assertiva. “É um momento muito relevante em que os profissionais partilham ideias e aprendem coletivamente”, afirma.

O evento vai contar com a presença das professoras Emília Cipriano, que vai abordar o tema ‘Saber e afeto do ser professor e o processo avaliativo na escola’  e Leila Navarro, vai falar sobre ‘Criatividade, ousadia e inovação em tempo de mudanças’.

Programação da Jornada Pedagógica

29/07/2019 – Período da manhã
Tema: Criatividade, ousadia e inovação em tempo de mudanças.
Palestrante: Leila Navarro
Local: PUC – Av. Duque de Caxias, 1020 – Zona 7
Horário: 08h às 11h30

29/07/2019 – Período da tarde
Tema: Criatividade, ousadia e inovação em tempo de mudanças.
Palestrante: Leila Navarro
Local: Centro de Eventos Fashion Hall – Avenida Marcelo Messias Busiquia, 1133

30/07/2019 – Período da manhã
Tema: “SABER e AFETO do ser professor e o processo avaliativo na escola.”
Palestrante: Drª Emília Cipriano
Local: Centro de Eventos Fashion Hall – Avenida Marcelo Messias Busiquia, 1133

  • Mais informações sobre a Jornada Pedagógica ou sobre a compra de vagas em creches podem ser obtidas com a Secretaria de Educação no telefone (44) 3221- 6900