A 8ª edição da Parada LGBT de Maringá é neste domingo. Começa às 12 horas com o tema “Fora Bolsonaro”

Por: - 17 de maio de 2019
Margot Jung em pronunciamento na Câmara de Maringá / Divulgação CMM

A 8ª edição da Parada LGBT de Maringá vai ser realizada neste domingo (19/5) a partir das 12 horas na Praça da Prefeitura. Além de festa, o evento vai ter tom político. O tema deste ano é “Fora Bolsonaro”.

“A parada não é uma balada a céu aberto, é uma manifestação política que busca trazer visibilidade para as pessoas LGBTs”, afirma a presidente da Associação Maringaense de Lésbicas, Gays, Bissexuais Travestis e Transexuais (AMLGBT) e organizadora da Parada LGBT de Maringá, Margot Jung.

Na quinta-feira (16/5), Margot ocupou a tribuna da Câmara de Maringá para falar aos vereadores sobre a importância do combate à LGBTfobia. Ela lembrou que no dia 17 de maio é celebrado o Dia Internacional de Combate à Homofobia.

A escolha da data se deve ao fato de que em 17 de maio de 1990 a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista de distúrbios mentais da Classificação Internacional de Doenças.

Sobre a Parada LGBT de Maringá, ela afirmou aos vereadores “que é o momento de fazermos a defesa de nossos direitos, confraternizarmos e festejarmos juntos.”

Segundo Margot, “as paradas são o pico de maior visibilidade das ações dos movimentos LGBT, mas há todo um trabalho cotidiano”.

Ela ressaltou que ir a uma parada pode ser uma “experiência única de liberdade para pessoas que não têm a possibilidade de vivenciar livremente sua orientação sexual ou identidade de gênero”.

A concentração da Parada LGBT de Maringá é na Praça da Prefeitura, a partir das 12 horas,  e logo após o trio elétrico vai percorrer algumas avenidas da cidade até o estacionamento do Estádio Willie Davids.

Durante o percurso, drags e DJs vão se apresentar no trio elétrico. Entre as atrações confirmadas pela AMLGBT estão as drag queens Sythara Morango e Tinna Simpsom, além da DJ Isa Stracieri. Outra atração é o DJ de São Paulo Tico Malagueta.

Dezenas de caravanas de cidades dos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Santa Catarina confirmaram presença na Parada LGBT de Maringá. No Facebook, a página do evento tem mais de 3 mil pessoas que pretendem participar.

Sábado (18/5) 
23h59 – Pré-Parada LGBT
Local: Espaço Vintage Eventos

Domingo (19/5)
12h00 – Parada LGBT de Maringá
Local: Praça da Prefeitura
18h00 – Pós-Parada LGBT
Local: Espaço Vintage Eventos

Tenha acesso liberado ao melhor jornalismo da cidade. Assine o Maringá Post e fique bem informado. Saiba mais aqui.