Maringá Post
Maringá Post - Notícias de Maringá e Região - O portal oferece as últimas notícias e novidades. Independente, sempre.

Maringá terá show pirotécnico com menos barulho no Réveillon. Confira as atrações na cidade e nos distritos

  • Maringá vai celebrar a chegada de 2019 com um show pirotécnico com menos barulho, atendendo uma demanda das ONGs protetoras de animais da cidade. A queima de fogos deve durar aproximadamente doze minutos, segundo a Prefeitura de Maringá, e ocorrerá dentro do Estádio Willie Davids a partir da meia-noite. Não será permitida a entrada das pessoas no estádio.

    É a primeira vez que o show pirotécnico de Maringá e dos distritos de Floriano e Iguatemi terá menos barulho. De acordo com o secretário de Cultura, Miguel Fernando, a prefeitura decidiu excluir a bateria de fogos e os rojões com barulho. Apenas fogos com efeito visual, sem estampido, serão utilizados.

    “Acreditamos que é necessária essa redução dos ruídos para atender as ONGs protetoras de animais. Para os próximos anos a ideia é chegar na neutralização total do barulho”, disse o secretário. Crianças autistas também sofrem com o barulho excessivo.

    Maringá segue um movimento que vem ganhando força no Brasil. Também pela primeira vez neste ano, o Réveillon da Avenida Paulista, em São Paulo, terá fogos sem barulho. Os rojões com barulho não serão usados em respeito à lei municipal, aprovada neste ano na capital paulista, que proíbe o uso, manuseio, queima e soltura.

    Na Câmara de Maringá, tramita desde dezembro do ano passado, um projeto similar de autoria do vereador Flávio Mantovani (PPS). Os mais prejudicados com a queima de fogos de artifício são os cães e gatos.  O Maringá Post reúne algumas dicas de veterinários sobre o que fazer e o que não fazer para reduzir o estresse dos pets com os fogos.

    A licitação para contratar empresa responsável por oito shows pirotécnicos, tanto durante a chegada do Papai Noel, quanto na virada de ano, tinha preço máximo de R$ 317.640. Apenas uma empresa participou do certame e foi vencedora com proposta de R$ 314.840.

    Nos distritos, Réveillon terá atrações musicais

    No centro de Maringá, além do show pirotécnico, não está prevista nenhuma atração musical. “É mais por uma questão de segurança, para evitar qualquer confronto e problema”, explicou Miguel Fernando. A Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e agentes privados serão responsáveis pela segurança do evento. 

    Nos distritos, o show pirotécnico deve ser um pouco menor, com cerca de quatro a cinco minutos de duração. Porém, diferentemente de Maringá, a chegada de 2019 será celebrada com shows musicais.

    Em Floriano, a banda Beats vai animar a noite na Praça Nossa Senhora Aparecida. Em Iguatemi, o som fica por conta da banda Cor do Céu na Praça Luiz Moreira de Carvalho.

    Em Iguatemi e Floriano, a programação começa com a benção do padre às 20h. A previsão é que os shows musicais comecem a partir das 22h30 e continuem após a queima de fogos.

    Símbolo contra o vandalismo

    A‘Árvore dos Desejos’, incendiada por dois adolescentes, de 14 e 16 anos, na madrugada de quarta-feira (26/12), vai ser mantida até o dia 6 de janeiro de 2019 na Praça da Catedral.

    A comissão organizadora da Maringá Encantada decidiu manter o atrativo como símbolo contra atos de vandalismo na cidade.

    A estrutura de ferro, com 17 metros de altura, recebeu manutenção com iluminação de led no topo da estrela e no entorno foram instalados refletores na cor verde. A base vazada, que antes era acessível para a passagem dos visitantes, vai ficar interditada por questões de segurança.

    “Optamos deixar a Árvore dos Desejos com iluminação. A ideia é manter o esqueleto como símbolo contra atos de vandalismo e contra o crime praticado ao patrimônio público de Maringá. Também mostra amor e compaixão com ressurgimento das cinzas, propondo espírito de esperança na vida de todos”, disse o coordenador da Maringá Encantada, Miguel Fernando.

    As demais estruturas natalinas (túnel de luz, caixas de presentes iluminadas, casinha do Papai Noel e outras) também vão funcionar até o dia 6 de janeiro.

    A roda-gigante encerra os atendimentos no dia 6 de janeiro. A prorrogação do atrativo foi divulgada pela Prefeitura de Maringá na tarde desta sexta-feira (28/12). No Parque do Japão, a decoração de Natal vai permanecer ligada até o dia 27 de janeiro.

    • Reportagem atualizada às 18h30 desta sexta-feira (28/12) com a informação de que o funcionamento da roda-gigante foi prorrogado até 6 de janeiro. 

    Comentários estão fechados.