Ulisses Maia sobe quatro posições no Twitter e se torna o segundo prefeito mais influente do Brasil. Na rede, ele é questionado, fala sério e brinca com seguidores

  • Ulisses Maia (PDT) se tornou o segundo prefeito mais influente no Twitter brasileiro nesta última semana de outubro. Durante todo o mês, ele ocupou a 6º posição do ranking elaborado pela página @BarometoPref, no Twitter, que lista os 70 prefeitos mais influentes do Brasil.

    Entre os dias 24 e 30, Maia subiu quatro posições e foi para o segundo lugar. Ele só perde para a prefeita de Boa Vista (RR), Teresa Surita (MDB). Porém, Ulisses Maia está na frente de Bruno Covas (PSDB), chefe do Executivo da maior cidade do país, São Paulo.

    Covas tem 21,4 mil seguidores na rede social, enquanto o prefeito de Maringá tem 5.513. O @BarometroPref não mede a quantidade de seguidores, mas o número de postagens na rede social e o engajamento de cada perfil. Nesses quesitos, Maia foi melhor que Covas.

    Enquanto o perfil pessoal de Ulisses Maia se destaca nas redes sociais, a página oficial da Prefeitura de Maringá no Twitter fica bem atrás no ranking das prefeituras. Entre os dias 23 e 29 de outubro, a página  ficou em 31º lugar entre os perfis das prefeituras mais influentes no Brasil.

    A conta da Prefeitura de Maringá no Twitter tem 3.070 seguidores e faz publicações diárias sobre notícias do município. As redes sociais se transformaram em forte arma política eleitoral, conforme constatado na eleição do presidente eleito Jair Bolsonaro.

    Veja as últimas postagens de Maia no Twitter

    Na semana em que Ulisses Maia alcançou o segundo lugar do ranking, o prefeito fez postagens se defendendo de ataques que ele disse estar sofrendo. Neste mesmo período, ele foi convidado para ir na Câmara falar sobre o suposto caixa dois de R$ 500 mil na campanha de 2016. Ele não foi.

    Porém, a página do prefeito não foi dominada apenas pelos assuntos mais sérios e burocráticos. O @maringateytey não perdeu tempo e, para quebrar o clima tenso da semana, 11 minutos depois brincou com a foto em que o prefeito aparece no canteiro de obras do Terminal Urbano.

    O prefeito republicou a brincadeira e escreveu: “Eita vcs hein. Rs”. Porém, logo o clima de brincadeira foi interrompido. Um seguidor questionou Ulisses Maia sobre promessas de campanha, como acabar com a “fábrica de multas” e as 10 creches que seriam construídas no primeiro ano de mandato.

    Ele também questionou Maia sobre a queda da nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Maringá. Maia respondeu o seguidor. Disse que “não tem mais radar móvel escondido. Todos estão muito bem sinalizados”.

    Sobre as creches, o prefeito afirmou que quatro ficaram prontas, várias estão sendo ampliadas e que as outras estão em fase de licitação. Maia também escreveu que a queda no Ideb foi de um décimo, “mas dessa vez sem maquiagem. Alunos não foram excluídos da prova”.

    Também foi entre os dias 24 e 30 de outubro que Ulisses Maia anunciou, pelo Twitter, a chegada dos kits de construção do Hospital da Criança e que uma empresa que comercializa máquinas de cartões exibiu o nome da cidade em um dos telões da Times Square, em Nova York.

    Domingo (28/10), depois de votar no segundo turno das eleições, Maia aproveitou para comer um pastel na feira da Avenida Mauá. Um dos seguidores aproveitou a postagem e disse para o prefeito pedir para o feirante abaixar o preço do salgado, mas Maia não respondeu.

    Depois da vitória de Jair Bolsonaro (PSL), o prefeito, que decidiu ficar neutro e não manifestar apoio a nenhum candidato à presidência no segundo turno, escreveu no Twitter que “é hora de deixar de lado as diferenças e trabalhar para que o Brasil retome o desenvolvimento econômico e social”.

    Um dos seguidores do prefeito quiz saber se os blocos de Carnaval estavam garantidos para o próximo ano. Os foliões de plantão já podem separar as fantasias: Ulisses Maia escreveu que “vai ter com certeza”. Os fãs de carnaval suspiraram aliviados nos comentários.

    Comentários estão fechados.