Massa de ar frio começa a perder força nesta terça (28) e temperaturas sobem no decorrer da semana em Maringá. Simepar alerta para risco de temporais no domingo

  • Apesar da semana começar fria, com mínima de 9ºC nesta segunda-feira (27/8), a previsão é que as temperaturas subam nos próximos dias. Os termômetros devem registrar máxima de 33ºC na sexta-feira (31/8). Depois das chuvas que atingiram Maringá na sexta-feira (24/8), tornando este agosto o mais chuvoso da história, a previsão é que só volte a cair água nos dois primeiros dias de setembro. Possibilidade de temporais não está descartada.

    Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as temperaturas devem subir gradualmente até sábado (1/9). Nesta terça-feira (28) a massa de ar frio e seco começa a perder força no Sul do país. A previsão é que o dia amanheça frio, com mínima de 13°C, mas fique agradável no período da tarde, quando os termômetros devem indicar máxima de 28ºC.

    Para quarta-feira (29) as temperaturas variam entre 18ºC e 28ºC. Na quinta-feira (30), os termômetros registram máxima de 30ºC e mínima de 18ºC. O calor deve encerrar a semana e a temperatura pode chegar a 33ºC na sexta-feira (31). Apesar dos dias quentes, a previsão do Simepar é que uma frente fria avance sobre o sul do país na sexta-feira, provocando chuvas na divisa entre o Paraná e Santa Catarina.

    Massa de ar frio começa a perder força nesta terça-feira em todo o Sul do país (Imagem/Reprodução)

    Simepar diz que setembro começa com chuvinha

    De acordo com o Simepar, setembro deve começar com chuva em Maringá, mas nada parecido com as registradas na noite sexta-feira (24/8). Foram 53,2 mm de chuva entre a noite de sexta e madrugada de sábado (25/8). Somado ao grande volume de chuva no começo do mês, agosto se tornou o mais chuvoso desde a fundação da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá, em 1976.

    Para o primeiro fim de semana de setembro, o Simepar prevê 5 mm no sábado (1/9). As temperaturas variam entre 18ºC e 30ºC. No domingo, a previsão é que chova 3 mm e as temperaturas fiquem entre 18ºC e 26ºC. Além de pouca água, as probabilidades de chuvas para os dois dias também não são grandes, sendo de apenas 35%.

    No entanto, o Simepar alerta que o tempo pode ficar instável no domingo, com riscos de temporais em todo o Estado. Trabalho para os caçadores de temporais do grupo StorMaringá, que estuda e analisa fenômenos climáticos. Na sexta-feira eles rodaram mais de sete horas em busca de tempestades entre Goioerê e Maringá, tudo registrado em formato de vlog no YouTube.

    Clima Tempo não prevê chuva para final de semana

    O Clima Tempo prevê temperaturas mais baixas do que o Simepar durante toda a semana para Maringá. Na terça-feira, as temperaturas devem ficar entre 11ºC e 27ºC e entre 14ºC e 29°C na quarta-feira. Segundo o Clima Tempo, a temperatura máxima na quinta-feira será de 29°C. Os termômetros só registram temperatura na casa dos 30°C na sexta-feira.

    Diferente da previsão do Simepar, o Clima Tempo prevê que o fim de semana será sem chuva. No sábado a mínima será de 23ºC e máxima de 28ºC e no domingo as temperaturas variam entre 22ºC e 30ºC.

    Clima Tempo prevê temperaturas mais baixas durante a semana (Imagem/Reprodução)

    Comentários estão fechados.