Doses da vacina contra gripe devem acabar ainda nesta terça-feira em Maringá. Em algumas Unidades Básicas de Saúde já acabou

  • As doses da vacina contra a gripe, disponibilizadas para toda a população na segunda-feira, (25/6) estão acabando e a previsão é que até o final da tarde desta terça-feira (26/6) tenham chegado ao fim nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Maringá. Ao meio dia, nove unidades já estavam sem vacina.

    De acordo com a coordenadora de Vacinação, Edlene Goes, foram disponibilizadas sete mil doses para a população em geral. Na Sala da Vacina, mil doses acabaram às 15h30 de segunda-feira, no mesmo dia que começaram a ser aplicadas.

    Edlene sugere que “as pessoas entrem em contato com a unidade de saúde para ver se ainda tem doses disponíveis. Provavelmente tudo acabe ainda hoje”. Acrescentou que as pessoas do público alvo continuam a vacina.

    Ela afirmou que, de acordo com o último relatório, a cobertura vacinal foi atingida, mas que na estratificação por grupos, as gestantes foram as que menos foram vacinadas. O índice de cobertura neste público foi de 66,3%. Já os grupos de idosos e professores ultrapassaram 100% de imunização.

    Os idosos atingiram cobertura vacinal de 107% e os professores de 110%. Segundo a coordenadora, as ações do governo do Estado, que ampliou o público alvo inicialmente previsto, e o fato de pessoas de cidades vizinhas terem se deslocado para tomar vacina em Maringá podem ter influenciado os números.

    “A campanha de vacinação não faz distinção de residência, então as pessoas vêm de outros municípios para se vacinarem aqui. Na última semana o Estado autorizou que todos os trabalhadores de escola fossem vacinados e não apenas os professores”, explicou Edlene.

    Entre as crianças de seis meses a 4 anos, a cobertura vacinal foi de 75%. A coordenadora de Vacinação orienta que os pais fiquem atentos para a segunda dose da vacina. As crianças que tomaram a primeira dose neste ano devem repetir a dose após 30 dias.

    Comentários estão fechados.