Saúde de Maringá estende campanha de vacinação até sábado (23/6) e, a partir de segunda, doses restantes serão usadas na população em geral

Por: - 22 de junho de 2018
vacina
Campanha de vacinação vai até 28 de abril (Imagem/Reprodução)

A secretaria municipal de Saúde de Maringá prorrogou até sábado (23/6) a campanha de vacinação contra gripe, que seria encerrada nesta sexta-feira (22/6). Também decidiu estender a vacinação para toda a população a partir de segunda-feira (25/6), até acabar as mais de 126 mil doses recebidas do Ministério da Saúde.

As informações foram dadas no início da tarde desta sexta-feira pela coordenadora de vacinação da secretaria de Saúde, Edilane Aceti Goes. Segundo ela, “aproximadamente 112 mil doses já foram aplicadas no público alvo e a cobertura chegou a 89% da meta”. O índice de imunização de crianças e gestantes é o menor na estratificação do público alvo.

Nesta sexta, a vacinação está sendo feita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Sala de Vacinação até as 17h, na UPA Zona Sul às 19h e na UPA Quebec às 20h. No sábado, todas as UBSs serão abertas exclusivamente para vacinação, das 8h às 17h. Usar as doses excedentes para toda a população é uma orientação do Ministério da Saúde.

O Paraná recebeu 3.467.900 doses da vacina e, no último levantamento do Ministério da Saúde, divulgado na quinta-feira (21/6), 87,64% do público alvo tinham sido vacinados. Se enquadram nos critérios prioritários de vacinação, 3.152.607 paranaenses e, na estratificação, crianças e gestantes foram os menos imunizados no Paraná e no Brasil.

No Brasil, foram registradas 44 mortes de crianças até cinco anos por complicações  relacionadas à gripe. O número é mais que o dobro no mesmo período do ano passado, quando foram 14 óbitos, e acende um alerta para pais e responsáveis levarem os pequenos aos postos de vacinação.

O público alvo, que deve se dirigir a uma das unidades de vacinação nesta sexta e sábado, é formado por:

  • Crianças de seis meses a 4 anos e 11 meses
  • Gestantes e mães que tiveram bebê há menos de 45 dias
  • Idosos com 60 anos ou mais
  • Trabalhadores de saúde nas redes pública e privada
  • Professores das redes pública e privada
  • Indígenas em geral
  • População privada de liberdade
  • Portadores de doenças crônicas, conforme lista do Ministério da Saúde, de 5 a 59 anos

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.