Postagem com foto fake sobre transporte coletivo de Maringá viraliza no Facebook. Mais de 23 mil compartilharam

Publicação diz que ônibus têm ar-condicionado e que o transporte coletivo na cidade é “um dos mais modernos do mundo”.

  • Em um período de disseminação de notícias falsas na internet, não se pode duvidar do alcance e repercussão das informações. No dia 30 de abril, por exemplo, a página do Facebook “Jornal Expresso” usou uma foto fake e supervalorizou a qualidade do transporte coletivo de Maringá. A publicação viralizou na internet. Em Maringá, provocou reação de muita gente que usa o transporte coletivo da cidade.

    A postagem tira onda com o título “MORRAM DE INVEJA” e informa que o transporte coletivo na cidade é “um dos mais modernos do mundo”, porque os ônibus são movidos a energia elétrica, contam com Wi-Fi, ar-condicionado e a passagem custa R$ 3,90.

    A reportagem do Maringá Post entrou em contato com os editores do Jornal Expresso. Eles explicaram que a postagem tinha um tom local, para o público de Rio Branco do Sul, na região Metropolitana de Curitiba, onde eles disseram que “ônibus quebra todos os dias, as pessoas pagam R$ 5 na passagem e viajam em pé.”

    Em relação à foto, a explicação é que buscaram uma imagem “meramente ilustrativa”, de um ônibus elétrico, que representaria o ônibus elétrico que passou a circular em Maringá no começo de 2019. Os editores também informaram que se surpreenderam com a repercussão da postagem, que atingiu gente de todo o Brasil.

    A foto que acompanha a publicação mostra uma imagem de um ônibus que foi testado na Holanda, modelo bem diferente dos que circulam em Maringá. A publicação teve mais de 23 mil compartilhamentos, 627 comentários e 4,6 mil reações.

    Os dados da publicação não estão completamente errados, os ônibus da cidade têm Wi-Fi desde 2017. A passagem também custa R$ 3,90 desde julho do ano passado, quando o prefeito Ulisses Maia (PDT) autorizou reajuste de R$ 8,3% no preço da tarifa.

    No entanto, a empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCC), responsável pelo serviço na cidade, tem apenas um ônibus movido a energia elétrica e apenas seis veículos, os chamados Mega BRT, têm ar-condicionado.

    Publicação foi feita no dia 30 de abril pela página “Jornal Expresso” / Reprodução Facebook

    Prefeitura de Maringá enfrenta disputa judicial com a empresa de transporte

    Alguns usuários acreditaram na publicação, mas também há comentários de pessoas que afirmam morar em Maringá e que divergem da realidade apresentada. O usuário identificado como Gelinton Batista criticou o transporte coletivo da cidade e lembrou da disputa judicial entre a TCCC e a Prefeitura de Maringá.

    A empresa responsável pelo serviço na cidade cobra uma indenização de R$ 35,2 milhões do município e pede aumento imediato da tarifa para R$ 4,76. Durante audiência de conciliação no dia 24 de abril, a TCCC propôs que a prefeitura pagasse a indenização em 20 prestações mensais. Além disso, solicitou ao município um subsídio para compensar o valor da tarifa.

    O juiz Nicola Frascati Junior, da 2ª Vara da Fazenda Pública, abriu prazo de 15 dias para a Prefeitura de Maringá apresentar resposta sobre a proposta de acordo ou para apresentar contestação no processo judicial. Para o Maringá Post, o chefe de gabinete da Prefeitura de Maringá, Domingos Trevizan, afirmou que a administração municipal não vai fechar nenhum acordo nesse processo.

    Ônibus da postagem foi testado na Holanda

    O veículo da imagem publicada pela página no Facebook é o Future Bus, anunciado pela Mercedes-Benz em 2016. O sistema CityPilot do veículo permite que o ônibus circule de maneria autônoma, ou seja, sem a influência do motorista e tenha uma velocidade de até 70 km/h. A tecnologia também freia sempre que detecta um obstáculo e abre e fecha as portas do veículo em todos os pontos de parada.

    Para comprovar a eficiência do veículo, a Mercedes conduziu uma demonstração em Amsterdã, na Holanda, em 2016. O Future Bus dirigiu todo o percurso de 20 km e parou em todos os pontos de ônibus e semáforos. Para garantir a segurança dos passageiros, o ônibus ainda tem uma pessoa no comando para monitorar a condução autônoma do veículo.

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