A música sempre esteve sendo um marco – trilha sonora- de algo que perfaz e ou dá sentido a um a ocasião da vida. Histórias como casamentos e seus embalos de sucessos, denotam momentos emblemáticos dos quais dinheiro algum pode pagar.

E os filmes? quem não não tem na memória algum que marcou sua trajetória. Em se tratando de musicais – uma lista compunha a estrada da arte

  • That Thing You Do (1996) …
  • Guardiões da Galáxia (2014) …
  • Donnie Darko (2001) …

That Thing you Do (1996) “O filme não é baseado em nenhuma banda da vida real, mas poderia ser. A atenção aos detalhes é o que mais me chama a atenção no roteiro escrito por Tom Hanks, aproximando essa história fictícia o máximo possível da realidade”.

Guardiões da Galáxia (2014) “Os dois filmes do Universo Cinematográfico Marvel apresentam hits dos anos 1980 e resgatam algumas pérolas que se contrapõem com a estética épica das produções de super-heróis”.

Donnie Darko (2001) marcado como um dos filmes mais complexos da última década, reconhecido atualmente como um clássico cult. A obra de Richard Kelly é ambientada durante a década de 1980 e conta com canções da época na trilha sonora. “Mad World”, do Tears For Fears, é utilizada em uma das últimas cenas e ganhou interpretação de Gary Jules. 

São estes alguns exemplares onde a música se junta a lembrança de tempos remotos. Para

E como nao citar  De Volta Para o Futuro (1985 )já nasceu como um clássico de sua época. As sequências, apesar de serem desnecessárias para muitos, oferecem uma visão interessante sobre o futuro e o passado dos personagens. Mas foi a trilha sonora da produção original que ficou marcada na história do cinema.“De Volta Para o Futuro” é quando Marty, vivendo no passado, sobe no palco do baile de formatura e toca “Johnny B. Goode”, de Chuck Berry, em uma performance empolgante com um solo de guitarra inesquecível”.

Mas para elucidar a importância da música e seu peso artístico, convido um professor barra pesada para com sua experiência esclarecer aquelas dúvidas que sempre temos  na mente.

Passo a bola para o Professor- Fabio Alencar,   44 anos natural de  Maringa.

 Maringá Post.: A quanto tempo trabalha com música?

Fabio Alencar.: 25 anos de trabalho e  sendo 15 anos  a minha própria escola  funda em 2006

Maringá Post.: Quando foi o seu primeiro contato com um instrumento musical?

Fabio Alencar retorna.: Foi aos 13 anos ,  fui pegando gosto fiz aulas em um conservatório musical , continuei fazendo aula com inúmeros professores e cursos de  violão popular , violão erudito , que foi a base da minha teoria musica e guitarra.

Maringá Post .: Faixa etária de seus alunos?

Fabio Alencar replica.:

Na minha escola trabalhamos com musicalização infantil  a partir de 1 ano e meio de idade , a musicalização vai ate 6 anos de idade .   a partir de 6 anos o aluno já  foi alfabetizado e já possui a coordenação fina  e assim facilita o aprendizado dos acordes , assim com a coordenação larga ajuda na parte rítmica ,  temos alunos de todas as faixas etárias , de bebes a adolecente s , adultos e terceira idade . todo mundo gosta de musica e esta apto a estudar a  idade que escolher e se interessar , isso é o mais importante . Para crianças e adolescentes a música agrega na questão de desenvolvimento mecânico , concentração , desibiniçao , agrega cultura e interação social . Para os adultos temos a questão de hobby , prazer pela música , cultura e terapi através de algo que gosta de fazer e aprecia.

Maringá Post: além da guitarra que mais você ensina em sua escola ?

Fabio Alencar.:  Na escola temos os seguintes cursos –

  • musicalização infantil para crianças a partir de  1 ano e meio ate 6 anos
  • 2- Violão Popular – tocar violão e cantar
  • VIolao Erudito
  • Guitarra
  • Contra-baixo
  • Ukulele
  • Bateria
  • Técnica Vocal
  • Teclado
  • Piano
  • Prática de Banda
  • Teoria Musical e Harmonia

Maringá Post: Você pode dizer que vive de música e de arte?

Fabio Alencar.: Sim , assim como muitos músicos , sempre trabalhamos bastante e o fruto desse trabalho e seriedade com que trabalhamos faz com que temos condições de poder  nos orgulhar do nosso trabalho . Primeiramente em tudo que se faz na vida você tem que se definir e correr atrás de desenvolver o seu trabalho . Assim  você sempre se esforça e acredita pois você sabe que o seu trabalho é a música e que o que você gosta de fazer é a música .  EM nossa região de Maringá inúmeras pessoas trabalham com música é um mercado que gera milhões em nossa cidade e região norte  , temos  escolas de musicas , loja s de  instrumentos musicais , estúdios de ensaio , estúdios de gravação ,  casas de shows , bares com musica ao vivo , bandas de casamento e formatura , enfim tudo isso é trabalhar com música , é um mercado muito grande , você tem que   definir o que você quer fazer e  fazer acontecer . Escolhi aulas de música e já estou a 25 anos nesse mercado e a 15 anos com a minha escola . Tem de se profissionalizar  quanto  a estudos e adminstração assim conseguimos manter o negócio , independente do cenário econômico  da cidade e do país.

Maringá Post: Quais projeto atuais para o futuro?

Fabio Alencar.: Planejamos assim que possível  voltar com as apresentações dos  alunos em Teatros  e outros eventos presenciais .   Temos a parte digital que ampliamos com aulas hibridas presenciais e  online com vídeo chamadas atendendo alunos de Maringá e  de outras cidade e estados .

Sempre estamos trazendo  o atendimento da aula personalizado focado no interesse musical do aluno assim temos nossos alunos motivados querendo  aprender sempre .

Maringá Post.: Qual guitarrista e banda que você mais admira ?

E Alencar finalisa.: Gosto bastante do  Edu Ardanuy  ex Dr SIn  – ( Brasil ) , gosto do Richie Blackmore – Deep Purple e Raimbow , David Gilmour – Pink Floyd.

Para voce que gostou da levada do Fabio Alencar, dá um pulinho  na Escola Fabio Alencar. 

Seu contato é –   (44) 99964-6767 – mídias sociais escolademusicafabioalencar , e-mail .:

[email protected]

 

 

Luiz Renato Vicente é acadêmico de Filosofia da UEM (Universidade Estadual de Maringá). Vencedor de duas Edições do Prêmio Melhor Leitor do Ano pela Rotary Club Internacional e Semuc. 2017 ( 2º lugar) e 2019 ( 1º lugar) na categoria adulto. Autor do Livro Desamparo ( Micro-Contos) Pela AR Publisher Editora.

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito legal Luiz Renato, estou profundamente admirada com o seu progresso no Maringá Post.
    Agora com textos mais informativos, não apenas crônicas e contos, mas como colunista.
    Que Deus te abençoe hoje e sempre nessa tua caminhada e que continue fazendo muito sucesso. ?
    Adorei a foto nova. ?

Comments are closed.