O homem quando senti, sofre consequentemente- independente do porvir. Seu erro é não admitir que esta errado. Por isso Desiludido é aquele que compactua para com o campo da ilusão. Ilusão é o iludido que não aceita quando se esta na condição de desiludido esta por finalmente fora do campo de ilusão e então liberto.

Bebemos litros de informação – mas não conseguimos depurar os excessos que a comunicação subtrai do que era para ser pura sabedoria.

É doloroso admitir que se esta errado só porque investiu milhares de chances em seus projetos importunos. É saboroso quando se abraça o perigo como progresso de aprendizado.

O problema esta no acumulo. Imaginamos que lendo grandes livros ( de muitas paginas)a inteligencia lhe recairá  sobre os seus braços como pena e algodão. Ledo engano, Dependendo do tema um capítulo apenas traz a resposta a qual estava a procura.

O Jogo da amarelinha de  – Júlio Cortázar – considerado o livro mais dificil de se ler por completo em todo o mundo segundo o Jornal El Paris com suas 639 paginas é suave porem desafiador. Li com gosto em um mês, como já fiz com outros autores como Fiodor Dostoievski em Crime e Castigo.

Ambos proporcionam medo – Brochura em capa dura – um teste para cardíacos. Um tempo gasto nos cafés de Páris ( Capital da França) nas belas noites e seus botequins e as crianças brincando na ponte da praça central. O segundo um clássico –  Crime e Castigo e seu astro por seus crimes – Rodion Românovitch Raskólnikov. Um livro tenso, muito sangue, um psicopata em questão, estudante de Direito que é descoberto no fim da trama. Mas você deve estar pensando agora, o que isso tudo tem haver coma Filosofia do desiludido que se liberta do campo da ilusão?

O impacto com a verdade – Essa é a chave mestra , o insumo, a manutenção da vida como ela é.  Busquemos nossas verdades por dentro enquanto ela se deixa encontrar. E assim seremos finalmente felizes.

Luiz Renato Vicente é acadêmico de Filosofia da UEM (Universidade Estadual de Maringá). Vencedor de duas Edições do Prêmio Melhor Leitor do Ano pela Rotary Club Internacional e Semuc. 2017 ( 2º lugar) e 2019 ( 1º lugar) na categoria adulto. Autor do Livro Desamparo ( Micro-Contos) Pela AR Publisher Editora.