© Pinterest/Divulgação Montagem com o quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral – ícone do Modernismo brasileiro – e o cartaz da Semana de Arte Moderna de 1922, considerado um marco.

Alguma coisa acontece no meu coração- em conjunto a saudação da sua cultura e suas paixões. Marcada pela euforia econômica (expansão da cafeicultura). “Eu Sou Trezentos, Trezentos e Cinquenta” dizia  – Mario de Andrade .

Nos dias 13 e 17 de 2022 – em Fevereiro mais precisamente , será comemorada o centenário  aniversario de 100 anos da Semana de Arte Moderna do Brasil no ano de 1922. A casa de Mario de Andrade foi reaberta em 2018, conhecida como “Coração Partido”.

A exposição não para por aí.: Além da moradia do autor o publico terá acesso a participações  de atividades de difusão cultural tais como no aspecto – articulistas do cunho de Anita malfati; Di Cavalcanti.

O próprio Di Cavalcante aproximou Anita e Oswald de Andrade ( com seu Manifesto Antropofágico). Outros mais vem a ser na Musica – Heitor Villa Lobos e Tarsila do Amaral.

Movimento que gestante foi,  na semana de 22 – Alguns ha que se trazer a tona. Mais Primeiramente  ” O Museu da Arte Moderna”Assis Chateaubriand  ( MASP) de 1948 e a “Bienal de São Paulo, inaugurada em 1951”- segunda Bienal de artes do mundo, depois de Veneza. A Programação articulada pelo governo deixam como iniciativas para que fique registrado da melhor forma e qualidade.

Podemos listar dentre as atrações.: Nas Artes Visuais- Exposição “Antropofagia” – Fabricas de cultura da zona norte, zona sul, e Diadema, com obras locais refletindo sobre arte  e a relação Centro – periferia. Projetos  marcados para (Janeiro a Abril de 2022).

ressaltemos que os projetos em leque se estenderam entre Festivais de Multilinguagem e Literatura.

 

Luiz Renato Vicente é acadêmico de Filosofia da UEM (Universidade Estadual de Maringá). Vencedor de duas Edições do Prêmio Melhor Leitor do Ano pela Rotary Club Internacional e Semuc. 2017 ( 2º lugar) e 2019 ( 1º lugar) na categoria adulto. Autor do Livro Desamparo ( Micro-Contos) Pela AR Publisher Editora.