Existe hora para tudo ? para o tédio para o estrelado? De hoje em diante vou trazer para esse espaço um pouco da minha experiencia com a Filosofia e esse impacto no mundo ,principalmente no intimo das pessoas.

Começo com com a exercia de “Francisco de Quevedo” ( Nascido em Madri) e sua obra tão premente ( A hora de Todos e a Fortuna com, Inteligência).. Para Quevedo os planetas se unem em debate para tramar para determinar o futuro da humanidade.

Para ele a Fortuna é um utensilio ( uma Roda) que gira sem parar. Ser inteligente requer jogo de cintura Fronesis ( sensatez) e  Prudencia e raciocínio sao complementos  da sabedoria;Mas onde entra Quevedo com essa historia?

Na Roda eu diria… ela só funciona com sucesso quando se basea com inteligencia|( A arma consubstancial do homem).

A roda gira sem parar quando chega na vida de um indi vido ela chega ora levando para cima  ora para baixo. E ai se esconde a Inteligencia…com mil mascaras e pseudônimos.

Categoricamente ela assola os ouvidos .:Naquele exato momento, quando sob um calor sufocante, passo a passo, ia a esmo um medico em sua mula , a Hora o pegou e ele como um verdugo esperneando sobre um  doente , dizendo credo  em lugar de Recipe ( Primeira palavra utilizada em todas  com aforismo  escorregadio…

E como seria quando a pessoas retorna da roda? Isso depende do uso de sua inteligencia.Sabe-se que Hora é de todos sem escapatória.. Se você  estiver pronto  no que diz a respeito a finalidade  é ceto que terás os pés firmes calcados no chão da intolerância.

A riqueza vem com diversas roupagens.. Mas a Inteligencia é a chave mestra para o sucesso irrevogável…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Luiz Renato Vicente é acadêmico de Filosofia da UEM (Universidade Estadual de Maringá). Vencedor de duas Edições do Prêmio Melhor Leitor do Ano pela Rotary Club Internacional e Semuc. 2017 ( 2º lugar) e 2019 ( 1º lugar) na categoria adulto. Autor do Livro Desamparo ( Micro-Contos) Pela AR Publisher Editora.