Se você pudesse juntar precisamente todos os momentos valiosos ou estritamente peculiares de sua vida. Onde certamente partidas e chegadas configuraram a estrutura linear que hoje lhe entrevem como sentido.
O que modificaria?
Passando a compreender fatores como “Decisão” e “Escolha”. Implicações diferentes na condição regimentar.
E percebesse que tal qual objeto comum a todo que é vivo.: estar lhe conferido poder eleger os personagens do enredo de sua história, fizesse inadvertidamente com que este tópico único, autentico promotor qualitativo, fixasse a molde permanente seu gênero de relações humanas.
Nas mãos a possibilidade causal. O experimento fasciculado de atividades coniventes. A interação dependente de conflito diante da razão onisciente.
Você volta os olhos ao risco real de ser banido de espaços que julga serem irrestritos ou some das constipadas teorias levantadas em torno de si?
A intensidade da descoberta frente ao adversário ou adversidade depende do embate emocional das idéias divergentes. Mas a maturidade emocional é estranha nas partículas e sobras internas de cada um. A resiliência se adquire ao passo que o norte das frustrações deixa de ser a relativa interiorização e o pressuposto objetivo agora passam a ser a dimensão e peso que exercemos ao longo das próprias interpretações.

Luiz Renato Vicente é acadêmico de Filosofia da UEM (Universidade Estadual de Maringá). Vencedor de duas Edições do Prêmio Melhor Leitor do Ano pela Rotary Club Internacional e Semuc. 2017 ( 2º lugar) e 2019 ( 1º lugar) na categoria adulto. Autor do Livro Desamparo ( Micro-Contos) Pela AR Publisher Editora.