E fez de conta que não ouvia o silvo dos tiros quando subia cansado carregando o corpo do amigo a prestes a morte. Acreditando superar a íngreme ladeira assoviava cânticos de treinamento. Quando chegava o mais próximo possível de um espaço longe da trupe inimiga sentava abaixo de uma arvore e adormecia passando fome.

Mesmo assim, sobreviveu as condições adversas… seu , amigo de infantaria porem  não se igualaria as mesmas provisões. E se levantando fazendo sozinho uma cova onde pudesse enterrar seu amigo com o mínimo de dignidade.

Restava-lhe um pequeno reservatório de água para saciar a tamanha sede… cerca de uns 10 km mais ou mesmo avistava trincheiras sem reconhecer a quem pertencia.  E ele suportou cada estilhaço nas trevas do caminho. Quando por ironia do destino chegou sem muitos ferimentos  louvou a Deus de joelhos ao chão.

Emanuel iria receber honrarias publicas como medalhas e louros com requinte… Mas não imaginava que enquanto  seguia em caminho a sua residência seu o pai estava no leito de morte. Agora restava-lhe a mãe…

Era 23 de agosto de 1986 ano que regressava para os braços de sua querida mãe sem fratura alguma, mas de alma dilacerada.  Catarina ainda estava presente a cadelinha cor marrom e branco, mas sem raça cara.

E discursou no púlpito frente ao Presidente da Republica, cantou  o hino nacional e jurou solenemente amor a pátria combatente corajoso rente a calamidade que vier.

De tudo sua mente ficou constrangida com qualquer espécime de violência. Cão  na rua sem dono, gente passando fome perdido no álcool. Emanuel que não tinha vícios antes de embarcar para a taxada missão louvável ao País… se transformou em um sujeito sem títulos sem personalidade e autenticidade.

As medalhas ficaram guardadas no porão da casa da mãe. Tinha vergonha ao olha-las.A maior das violência ocorrera na vida de Emanuel…. Ele se esqueceu quem ele próprio era. A única saída para o regresso combatente de guerra  nesse instante era meditar primeiramente para raciocinar uma maneira antes de tudo psicológica  para dar  inicio a uma terapia ( se é que resolveria o real problema do jovem guerreiro). Nostalgia e livros de alto ajuda não são sinônimos superação. Na vida existem duas faculdades. A primeira é aquela que se pratica em sala de aula.. .A segunda e mais perigosa, é a Faculdade da vida. …

Não é preciso remédios se esta em plenas condições físicas e maturação emocional. Fica claro aqui somos nós quem nos escolhe e escreve sua historia. Emanuel não teve a mesma chance… perdeu o pai enquanto lutava em respeito ao Estado.

 

 

Luiz Renato Vicente é acadêmico de Filosofia da UEM (Universidade Estadual de Maringá). Vencedor de duas Edições do Prêmio Melhor Leitor do Ano pela Rotary Club Internacional e Semuc. 2017 ( 2º lugar) e 2019 ( 1º lugar) na categoria adulto. Autor do Livro Desamparo ( Micro-Contos) Pela AR Publisher Editora.