Ives tinha passado no concurso para a Policia Militar quando recebeu a proposta de emprego de um empresa de Televendas. A encarregada Lenir não era das mais simpáticas ( em termo de carisma), mas tinha muitas experiências como administradora de supermercado. Lenir criou um segmento de vendas diferente de tudo o que havia na cidade. Comprou um sistema de software em que vinha embutido as cotações e o valor final apos contrato fechado com os clientes. A ideia era excelente, pena que mal organizada. Onde já se viu abrir empresa sem projeção de clientes. Lenir vendeu a ideia para um rico fazendeiro que imediatamente investiu em sua medida de ganhar dinheiro fácil.
Comprou 10 mil reais em estoque ( tudo em variedades, desde cama mesa e banho e produtos de escritório). Lenir contratou uma professora e Televendas para treinar sua equipe de vendedores.Ives decidiu estudar administração e por sorte la encontrou o mesmo cara que treinou a equipe de Lenir no escritório de Televendas. Jonas lhe passou todas as artimanhas do sistema. Não demorou e Ives em um espaço curto de tempo de uma semana dominou o Software de vendas e se tornando o melhor vendedor da seleta equipe…
O fazendeiro nao exitou e logo jogando as cartas na mesa exigiu de Lenir o retorno de seu abusivo investimento em um bruto de $ 50,000 em um mês de funcionamento. Lenir esnobava talento, não admitia seu erro, seu deslize. Foi quando Ives desistiu de ser administrador e fez vestibular para área de humanas. Notou que tinha uma boa capacidade de persuasão com as salas de aula.Lenir devido um câncer na garganta veio a falecer pouco tempo depois da falência da empresa em que tinha apostado tanto dinheiro.
Ives não sentiu remorso por ter abandonado a carreira de policial militar; aos poucos acabou percebendo que esse campo de atuação não era o que de fato sonhara pra si.
Mas Ives também perdeu as mesmo peso de seus ganhos quando se formou em Filosofia. Teve de se dispor de si para aprender a lidar com a diferença dos outros. A empresa de Televendas deixou como lembrança um certificado de Tele vendedor estampado seu nome, carga horaria e disciplinas estudadas.Vez e outra encontra membros daquela equipe.. mas não deixam maus, antes um aceno compadecido de harmonia de quem amadurece.

Luiz Renato Vicente é acadêmico de Filosofia da UEM (Universidade Estadual de Maringá). Vencedor de duas Edições do Prêmio Melhor Leitor do Ano pela Rotary Club Internacional e Semuc. 2017 ( 2º lugar) e 2019 ( 1º lugar) na categoria adulto. Autor do Livro Desamparo ( Micro-Contos) Pela AR Publisher Editora.