Obesidade em pets: Quais são os riscos para a saúde?

Com taxas que se assemelham aos dados dos humanos, estima-se que entre 59% dos cães e 52% gatos estão acima do peso.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    Por Millena Mello, médica veterinária

    O excesso de peso em cães e gatos é um problema cada vez mais frequente no dia a dia dos consultórios veterinários.

    Com taxas que se assemelham aos dados dos humanos, estima-se que entre 59% dos cães e 52% gatos estão acima do peso.

    Acredita-se que o aumento da incidência esteja relacionada com o crescente estilo de vida acelerado das pessoas, onde predomina o sedentarismo e uma dieta desequilibrada, o que acaba refletindo em seus pets.

    Além disso, existem fatores genéticos para a obesidade em pets, como predisposição racial, castração precoce e doenças endócrinas como hipotireoidismo e hiperadrenocorticismo. Também existem fatores externos que contribuem, como o consumo excessivo de petiscos e, na grande maioria, a falta de exercício é um fator preponderante..

    A obesidade em cães e gatos deve ser tratada logo no início, pois ela pode desencadear inúmeros problemas, tais como dores articulares, sobrecarga nas articulações, doenças metabólicas – como resistência a insulina que leva à diabetes -, aumento de gordura no sangue, com triglicérides e colesterol, causando problemas como hipertensão.

    Algumas raças de cães predispostas à obesidade são: labradores, dachshund, beagles, boxers, cockers spaniels e basset hounds.

    Os gatos da raça Manx e os mestiços têm duas vezes mais chances de desenvolver obesidade.

    Para um diagnóstico adequado e excluir possíveis doenças associadas à obesidade, o recomendado é procurar um hospital veterinário.

    Para o tratamento da obesidade existem inúmeros fatores que devem ser considerados. Ele vai além do fornecimento de uma alimentação completa, balanceada e em quantidades adequadas. A dieta é apenas um item a ser considerado para o sucesso do programa de redução de peso, apesar de ser parte essencial para o tratamento, além é claro, de exercícios, para o ajustamento do gasto energético e estabelecimento de metas realistas.

    Comentários estão fechados.