Tarifa de água e esgoto da Sanepar vai ser reajustada em 9,62% no dia 31 de outubro

Empresa havia solicitado o reajuste tarifário anual para ser aplicado em maio, mas autorização foi adiada por causa da pandemia

  • O Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) homologou, em reunião ordinária realizada nesta terça-feira (25/8), o reajuste de 9,6299% na tarifa de água e esgoto da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

    A empresa havia solicitado o reajuste tarifário anual para ser aplicado em maio. Porém, no mês de abril, para ajudar a enfrentar as dificuldades econômicas causadas pela pandemia da Covid 19, a Agepar suspendeu os reajustes tarifários dos serviços regulados no Estado por 60 dias.

    A determinação foi prorrogada por mais 60 dias e foi encerrada em 17 de agosto de 2020. Em função da pandemia e da crise hídrica no Estado, a diretoria da Agepar postergou o início da vigência da nova tarifa da Sanepar para 31 de outubro de 2020.

    Uma das funções da Agepar é autorizar o reajuste tarifário da tarifa de água e esgoto, que ocorre anualmente, para correção monetária do valor da tarifa (equilíbrio econômico e financeiro), conforme as normas legais, regulamentares e contratuais, tendo como objetivo atender ao interesse público.

    O cálculo da tarifa do saneamento, que chegou ao índice de 9,6299%, é composto da seguinte forma: o índice de 6,1860% é de uma composição de indexadores que incidem na variação da cesta dos índices (IPCA, IGP-M e INPC) mais a variação de custos (energia elétrica, produtos químicos utilizados no tratamento da água, entre outros).

    O custo da energia elétrica e a variação cambial do dólar em 2019, que elevou muito os preços dos produtos químicos importados, influenciaram na alta deste indicador.

    E o índice de 3,4439% é refente à quarta parcela do diferimento tarifário. Este diferimento recompõe a tarifa do congelamento ocorrido entre 2005 e 2010 e foi aprovado em 2017, na Revisão Tarifária Periódica (RTP) da Sanepar.

    Na época, foram realizadas audiências e consultas públicas com a participação da sociedade civil, Sanepar e Agepar e foi aprovado um reposicionamento de 25,63%, parcelado em oito anos, com uma primeira parcela de 8.53% e sete parcelas de 2.11% (corrigidas pela Selic).

    Comentários estão fechados.