‘ChatGPT’ foi o verbete mais pesquisado na Wikipédia em 2023

ChatGPT
Compartilhar

Website registrou mais de 84 bilhões de visualizações individuais contando apenas sua versão em língua inglesa. Destes, 49,5 Milhões foram visitas ao verbete sobre o aplicativo de Inteligência Artificial.
Foto: Wikimedia Commons

Por Vitor Germano

A Fundação Wikimedia, organização sem-fins-lucrativos que opera as páginas da Wikipédia em vários idiomas, publicou ontem uma lista dos verbetes mais visitados na Wikipédia em inglês neste ano. Liderando a lista está o verbete sobre o ChatGPT, seguido pela lista de mortes notórias que ocorreram este ano.

Na postagem oficial a fundação observa: “[ChatGPT é] o aplicativo para consumidores que cresceu mais rápido em toda a história, recentemente tendo chegado a seu aniversário de um ano. Neste tempo, ele adquiriu mais de cem milhões de usuários e dominou manchetes mundialmente, causando debates sobre o papel da Inteligência Artificial, seu impacto na humanidade e no setor tecnológico, e a ética por trás disso tudo.”

Em média, todo dia o verbete era visitado entre 100 mil e 400 mil vezes todo dia. E isso contando apenas a versão em inglês. Ao contar versões de todos os idiomas oficialmente suportados pela fundação, mais de 78 milhões de visualizações só neste verbete foram registradas.

O segundo lugar da lista, a lista de mortes notórias, costuma estar na lista dos mais visualizados todos os anos.

Outros verbetes populares incluem esportes, em particular o Cricket, esporte Inglês, parente do Baseball americano e do Bets brasileiro, que teve copa do mundo este ano. Mas também verbetes sobre os jogadores de futebol Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.

Outra coisa que figura bastante na lista são sucessos do cinema e televisão, entre eles o filme Oppenheimer (e, por consequência, o verbete sobre o J. Robert Oppenheimer real) e o seriado The Last of Us

Entre celebridades o verbete mais visitado foi sobre a cantora Taylor Swift.

A lista completa, com os 25 verbetes mais populares, junto às observações feitas pela fundação sobre o assunto pode ser lida aqui. (em inglês).


Compartilhar