Veja dicas para escolher uma máquina de lavar roupa, o eletrodoméstico ideal

Há informações importantes que é necessário saber para poder comprar esse eletrodoméstico

  • Existe no mercado uma grande variedade de marcas, modelos, funções e preços de máquinas de lavar roupa. Essa variedade pode confundir na hora da escolha. Contudo, há uma informação importante que é necessário saber para poder comprar esse eletrodoméstico, um dos mais importantes no lar.

    Comprar um eletrodoméstico como uma máquina de lavar roupa que não seja a indicada para o seu lar pode causar muita dor de cabeça e levar a despesas não planejadas diante da necessidade de resolver o problema com toda a roupa suja da casa.

    Achar que a compra de uma lavadora de roupas é tarefa simples, é errado. Há muita coisa para considerar antes de definir qual modelo ou marca é a ideal para comprar. Acontece que há modelos e funções que são específicas para cada caso; o que pode ser bom para você, pode não ser para outra pessoa.

    O espaço é muito importante

    Essa é uma das dicas fundamentais. Em primeiro lugar, verificar onde será instalada a máquina de lavar para poder tomar as medidas certas, tanto de largura quanto de altura. Em muitos casos, há cozinhas grandes sem área, mas com espaços específicos para a máquina de lavar. 

    Se o espaço estiver limitado por armários, o ideal é adaptá-los para colocar a lavadora de roupas dentro, aproveitando muito bem cada canto livre da cozinha ou área.

    Os sistemas Turbo

    Existem três tipos de sistemas: turbilhonamento, tombamento e agitação. Todos eles são excelentes para o lavador de roupas, mas é importante você conhecer as diferenças, para escolher aquele que se adaptar às suas necessidades.

    • Turbilhonamento: o carregamento é superior, ou seja, a porta fica na parte de cima e a máquina possui uma turbina que faz um movimento tipo redemoinho, agitando a roupa para conseguir uma boa lavagem, com pequenos intervalos. A técnica é a seguinte: na hora de mexer a roupa, esse movimento limpa o tecido. Quando para, o sabão colocado na máquina entra em ação, tirando a sujeira. Esse tipo de lavadora não desgasta as roupas.
    • Agitação: também com carregamento superior, as peças de roupa são colocadas abrindo a porta de cima. Esse tipo de máquina trabalha com agitador, uma espécie de tubo na parte do meio do cesto, que balança a roupa de um lado pro outro, limpando-a com esse movimento. Existe uma grande vantagem nessas lavadoras, para colocar mais peças de roupa que você esqueceu depois de ter começado a lavagem. 
    • Tombamento: o carregamento dessas lavadoras é frontal, ou seja, a porta fica na parte da frente, por onde deve ser colocada a roupa. Nessas lavadoras não dá para acrescentar nenhuma peça uma vez que começou a lavagem. Mas tem uma vantagem: o movimento da roupa é circular e de cima para baixo, o que ajuda muito na limpeza e esse sistema de tombamento não desgasta os tecidos.

    Abertura superior ou frontal

    Cada uma das duas opções tem os seus pontos positivos, por exemplo:

    Carregamento superior:

    • permite adicionar roupas esquecidas depois de ter começado o ciclo de lavagem.
    • permite utilizar qualquer tipo de sabão, tanto líquido quanto em pó.
    • permite mais conforto na hora de colocar a roupa.

    Carregamento frontal:

    • com o movimento de cima para baixo, desgasta menos a roupa.
    • usa menos quantidade de água, economizando dinheiro, pois usa menos energia.
    • este tipo de carregamento é ideal para pessoas baixas.
    • permite colocar uma secadora por cima, economizando espaço.

    Dicas importantes

    – limpar muito bem o recipiente com restos de sabão em pó e o recipiente do amaciante depois de finalizado o processo de lavagem.

    – instalar a máquina de lavar roupas em um lugar longe da possibilidade de receber chuva ou sujeira do exterior.

    – cada dois ou três meses, limpar a lavadora – vazia, sem roupas – com vinagre de álcool.

    – secar muito bem a água que fica na borracha de vedação, para que esta não fique ressecada e deva ser trocada. 

    – finalmente, mais muito importante, é comprar uma máquina de lavar que possua a maior quantidade de RPM (rotações por minuto). Quanto maior for o número, maior a possibilidade da roupa sai quase seca da máquina!  

    Comentários estão fechados.