Como o marketing digital pode aumentar as vendas das lojas virtuais em tempos difíceis?

Compartilhar

O comércio eletrônico tem crescido em plena crise financeira, mas ainda há lojas virtuais com vendas abaixo do esperado por não investirem no marketing digital

Mesmo diante da recessão econômica, o e-commerce brasileiro conseguiu crescer 7,4% em 2016, alcançando um faturamento de R$ 44,4 bilhões. De acordo com um relatório da E-bit — empresa especializada em análises e métricas do comércio eletrônico no Brasil —, 48 milhões de consumidores realizaram pelo menos uma compra pela internet em 2016, o que corresponde a uma elevação de 22% em relação ao ano anterior.

Para os especialistas da área, o crescimento do e-commerce brasileiro deve-se principalmente à massificação do acesso aos smartphones. Com uma população mais “conectada”, às lojas online se tornaram a opção mais prática e rápida para suprir as necessidades de consumo.

Apesar do crescimento real do setor, há algumas lojas virtuais que ainda encontram dificuldades em aumentar suas vendas devido à ausência de uma estratégia de marketing digital realmente efetiva.

Para você que é dono ou gestor de um e-commerce que não está  faturando como deveria, trouxemos algumas sugestões de estratégias de marketing fundamentais:

#1- Invista em uma consultoria SEO

Se uma loja virtual não é encontrada no Google ou Bing, ela simplesmente não existe para a maioria dos consumidores. É por isso que o trabalho de Search Engine Optmization (SEO) é fundamental quando o objetivo é aumentar as vendas do seu e-commerce.

Se você nunca ouviu falar sobre otimização de site, nós explicamos: trata-se de um conjunto de técnicas e estratégias orientadas a fazer um site ou loja virtual aparecer nas melhores posições de pesquisa. Por exemplo, se o seu e-commerce vende sapatos infantis, a cada vez que um consumidor digita no Google “sapatos para crianças” ou outros termos similares, sua loja aparecerá entre os primeiros resultados espontâneos. Com uma consultoria SEO é possível aumentar de forma exponencial, o volume de pessoas que visitam sua loja e, consequentemente, o número de vendas. Veja mais sobre o assunto neste post.

#2-  Aposte no marketing de conteúdo

A criação e publicação de conteúdos relevantes é um dos pilares básicos da consultoria SEO. No entanto, essa estratégia pode ser utilizada não só para atrair consumidores a partir das páginas de pesquisa, mas também para construir uma relação de confiança entre o público e a loja.

Por exemplo, ao apostar em um blog com dicas de utilização dos seus produtos, você estará ajudando o consumidor a esclarecer dúvidas e facilitando sua experiência de compra. Esse diferencial ficará marcado na memória e percepção do cliente, que em médio prazo poderá  retornar à loja e até mesmo recomendá-la para outras pessoas.

#3- Esteja nas redes sociais

Redes como Facebook e Instagram são poderosos canais para aquisição de clientes. Afinal, milhares de consumidores possuem uma conta nessas mídias sociais e passam várias horas da semana conectados às suas atualizações e feed de notícias.

Além de permitir a divulgação de seus produtos para milhares de pessoas, as redes sociais oferecem ferramentas de segmentação conforme o público-alvo da sua loja virtual. Assim, é possível exibir anúncios para pessoas com idades e/ou interesses específicos, aumentando significativamente a precisão da campanha e suas taxas de retorno.

Contrate uma agência de marketing digital

Todas as estratégias mencionadas acima podem ser executadas diretamente na sua empresa pela sua equipe de colaboradores. Mas nem sempre é tão simples obter os resultados desejados. Além da complexidade de execução, a concorrência com grandes players do mercado dificultam o aumento da visibilidade da sua loja virtual. Por essa razão é que, algumas vezes, o melhor é pensar objetivamente em contar com uma equipe multidisciplinar de uma agência de marketing digital. Para que o marketing digital proporcione os melhores benefícios para sua empresa, é importante contar, por exemplo, com programadores especialistas em SEO, além de redatores, publicitários e jornalistas que ficarão responsáveis pelo planejamento e elaboração de conteúdos para o e-commerce.

Como a contratação interna de tantos profissionais pode ser algo custoso, a melhor alternativa é trabalhar com uma agência de SEO e marketing digital. Assim, você poderá adquirir um pacote com as melhores soluções para aumentar e qualificar o tráfego da sua loja virtual, atraindo visitantes com verdadeiro potencial de compra.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas