Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizará uma ação gratuita de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e vacinação contra a gripe na próxima segunda-feira (29). O evento será aberto ao público e ocorrerá entre 11h e 17h no Restaurante Universitário (RU) do câmpus sede da UEM. Todos os serviços oferecidos serão gratuitos.
Organizado pelo Ambulatório Médico e de Enfermagem da UEM em parceria com o Departamento de Enfermagem (DEN/UEM) e a Secretaria Municipal de Saúde de Maringá, a ação contará com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação em Enfermagem, bem como membros do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem. Também colaborarão com a iniciativa o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), o Grupo de Estudos e Pesquisas em Vigilância do HIV/Aids e da Tuberculose (Gepvhat) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em HIV/Aids de Maringá.
Durante o evento, serão realizados testes rápidos para sífilis e hepatites B e C, além da oferta de autoteste para HIV. Essas testagens são cruciais para o diagnóstico precoce e tratamento das ISTs, ajudando na prevenção da transmissão. As pessoas que apresentarem resultados positivos para hepatites B e C serão encaminhadas ao Serviço de Atenção Especializada/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) de Maringá, enquanto os casos de sífilis serão tratados no Ambulatório da UEM.
Além dos testes, o evento incluirá ações educativas sobre a prevenção das ISTs, com orientações de saúde, distribuição de panfletos e preservativos. Também será oferecida a vacinação contra a gripe Influenza, direcionada a quem não recebeu a vacina na campanha anterior realizada em junho. A vacinação é aberta a pessoas a partir de seis meses de idade e requer apresentação de documentos de identificação (RG e CPF), Cartão SUS e carteirinha de vacinação.
A vacina deste ano protege contra três cepas do vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria), conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A aplicação é feita em dose única, exceto para crianças, que devem receber duas doses com intervalo de 30 dias.
Esta ação faz parte da campanha nacional Julho Amarelo, que visa a conscientização e prevenção das hepatites virais. As atividades buscam ampliar a cobertura vacinal e aumentar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento das infecções, contribuindo para uma população mais saudável e informada.