Prefeito Ulisses Maia explica retomada de projeto de linha de crédito de R$ 200 milhões

A linha de crédito seria utilizada em mais de 20 obras em Maringá, que devem ser finalizadas ao longo dos próximos anos.

  • Nesta quarta-feira (31), o prefeito Ulisses Maia esclareceu a retomada do pedido de uma linha de crédito no valor de R$ 200 milhões pela prefeitura. O projeto havia sido retirado da pauta na Câmara pelo legislativo, a pedido do Ministério Público do Paraná (MP-PR), em dezembro de 2023. No entanto, o próprio MP revogou a recomendação administrativa que pedia a não votação do texto.

    Segundo a prefeitura, o dinheiro seria utilizado em mais de 20 obras em Maringá, que devem ser finalizadas ao longo dos próximos anos.

    Durante a coletiva de imprensa, o prefeito explicou que, na época, a Caixa Econômica havia disponibilizado a linha de crédito. Entretanto, o presidente da Câmara Municipal, Mário Hoosokawa (PP), decidiu acatar a recomendação do Ministério Público, que questionava possíveis irregularidades no projeto.

    Na semana passada, a recomendação foi retirada pelo Ministério Público, abrindo caminho para a administração municipal reenviar o projeto para o Legislativo. A expectativa é de que o projeto seja votado em breve, uma vez que a Câmara Municipal retoma os trabalhos nesta quinta-feira (1).

    De acordo com o prefeito Ulisses Maia, a linha de crédito não é essencial para a conclusão das obras, pois o município já dispõe dos recursos necessários. A intenção seria manter a linha de crédito como um “recurso estratégico”, que será pago ao longo de anos e pode ser investido em outras áreas.

    “No nosso mandato, não há condição operacional de chegar a 30% desse recurso. É um recurso que fica disponível como linha de financiamento da caixa econômica e com juros subsidiados”, esclarece.

    A expectativa é de que o projeto seja novamente avaliado pelos vereadores. Caso aprovada, a proposta ainda precisará da aprovação da União Federal.

    Entre as obras que serão executadas com o recurso estão: a construção do Restaurante Popular do Jardim Alvorada, ampliação e/ou reforma no prédio do Hospital Municipal, reforma da UPA Zona Norte, recuperação total de área danificada da Policlínica Zona Sul, revitalização do deck do Parque do Japão, revitalização do Parque Alfredo Nyffeler, construção do Centro de Eventos Oscar Niemeyer, reforma e ampliação do Centro Esportivo Edith Dias de Carvalho (Borga Gato), reforma e ampliação do Centro Esportivo Dr. Altino Borba (Mandacaru), reforma e ampliação do Centro Esportivo Dr. Luiz Moreira de Carvalho (Vila Operária), implantação do Centro de Desenvolvimento de Vôlei de Praia, implantação da fase 2 do Eixo Monumental, Construção do Condomínio da Pessoa com Deficiência (PCD), recapeamento asfáltico, manutenção de galerias pluviais e obras de drenagem.

    Foto: Rafael Macri / PMM

    Comentários estão fechados.