Após oito anos, Humberto Henrique está de volta ao PT, que quer o ex-vereador na disputa pela Prefeitura de Maringá

Convite para o retorno do ex-parlamentar à legenda foi feito pela presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, e pelo presidente estadual Arilson Chiorato. Cerimônia de filiação está marcada para o dia 16 de fevereiro.

  • Humberto Henrique e o presidente estadual do PT, Arilson Chiorato, durante reunião em setembro de 2023 | Foto: Reprodução/Humberto Henrique/Redes Sociais

    Convite para o retorno do ex-parlamentar à legenda foi feito pela presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, pelo presidente estadual Arilson Chiorato e pelo presidente municipal, Mário Verri. Cerimônia de filiação está marcada para o dia 16 de fevereiro.

    Por Victor Ramalho

    Um dos vereadores mais longevos de Maringá neste século e quarto colocado na disputa pela Prefeitura de Maringá em 2016, Humberto Henrique encaminhou seu retorno ao Partido dos Trabalhadores (PT), ao qual foi filiado até 2017. A informação foi confirmada pelo próprio ex-vereador, em contato com o Maringá Post nesta terça-feira (16).

    A notícia do retorno de Humberto Henrique ao PT já circulava há alguns dias, sendo veiculada inicialmente pelos jornalistas Ângelo Rigon, do Maringá News e Diniz Neto, do Hoje Mais. Ao Maringá Post, Henrique informou que uma cerimônia de filiação está marcada para o dia 16 de fevereiro, no CTG, ocasião em que a legenda em Maringá fará uma festa de comemoração aos 44 anos da fundação do Partido dos Trabalhadores em nível nacional.

    O convite para o ex-parlamentar voltar para a legenda foi feito por Mário Verri, Arilson Chiorato e Gleisi Hoffmann, presidentes do PT em Maringá, Paraná e Brasil, respectivamente. Conforme apurado pelo Maringá Post, é desejo da sigla que Humberto Henrique seja o candidato petista na disputa pela Prefeitura de Maringá, em outubro de 2024. A tarefa, no entanto, não será simples.

    Atualmente, o PT integra a coalizão “Juntos por Maringá” que tem, entre seus representantes, PSDB, PCdoB, PSOL, PDT, REDE, PV, Cidadania e Solidariedade. Um dos objetivos do grupo é se articular no entorno de um único candidato ao Executivo. Porém, outros dois nomes dentro da coalizão já mostraram publicamente interesse em também serem candidatos: Professora Ana Lúcia (PDT) e Evandro de Freitas (PSDB), que inclusive foram entrevistados pelo Maringá Post, durante a Série de Entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Maringá, em 2023.

    Consultas públicas antes da realização de grandes projetos

    Humberto Henrique foi entrevistado pelo Maringá Post em setembro de 2023. Na ocasião, ele se apresentava como pré-candidato a prefeito pelo Solidariedade, legenda na qual foi candidato a deputado federal em 2022. Vereador de Maringá entre 2005 e 2016, ele destacou, na ocasião, o desejo de propor mudanças na condução de grandes projetos na Cidade Canção, caso vencesse uma eventual disputa pelo Executivo.

    “Quando formos fazer alguns projetos que vão custar mais, penso que deveriam haver mais audiências e consultas públicas. Acredito que quando pensamos obras que terão um custo mais elevado, é sempre importante ouvir a população, para poder saber se esses investimentos, de fato, são necessários. Temos por exemplo a questão da prainha, que gerou um debate muito grande e imagino que poderia ter tido uma discussão melhor. Um outro exemplo é a PPP da Iluminação. Hoje, nós arrecadamos cerca de R$ 50 milhões com a iluminação, gastamos R$ 33 milhões para manter e agora vamos passar para uma parceria privada? É uma discussão que precisaria ser melhor debatida, no meu entendimento”, afirmou, em setembro de 2023. A entrevista na íntegra pode ser conferida neste link.

    Comentários estão fechados.