Cerro Azul poderá se tornar Av. Dom Jaime Luiz Coelho; prefeitura também fará estátua do 1º arcebispo de Maringá

Figura histórica de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho foi o idealizador da Catedral e um dos fundadores da UEM.

  • Foto: PMM

    Por Wilame Prado

    Em referência aos 10 anos da morte de Dom Jaime Luiz Coelho, um dos nomes mais importantes da história de Maringá, a Prefeitura Municipal encomendará uma estátua dele e vem discutindo com a Arquidiocese de Maringá e Câmara de Vereadores a possibilidade de homenageá-lo também com o nome de uma importante avenida da cidade.

    Estuda-se a possibilidade de a Avenida Cerro Azul, na Zona 02 de Maringá, transformar-se em Avenida Dom Jaime Luiz Coelho, já que ela termina na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória, cartão-postal da cidade e idealizada pelo arcebispo em 1948. Outra opção é transformar a Avenida Rio Branco em Avenida Dom Jaime Luiz Coelho, ou, em último caso, ser nomeado com uma praça (a pedido do próprio arcebispo no passado, não será a Praça da Catedral).

    Enquanto as definições para a construção da estátua estão concentradas na Secretaria de Cultura de Maringá, a nomeação da avenida ainda depende de trâmites legislativos. Como Dom Jaime Luiz Coelho já é nome de uma escola municipal em Maringá, no Parque Tarumã, haveria a necessidade de alteração de lei para que fosse autorizado.

    Desafios legislativos
    O vereador Sidnei Telles explica que, por lei, apenas é permitido homenagear com nomenclaturas de próprios públicos apenas uma vez. “Tramita um projeto de lei na Câmara permitindo que grandes personalidades públicas, de grande relevância religiosa ou política, e que tenham prestado serviço por mais de 40 anos no município, possam ter dois próprios públicos em seu nome, desde que de diferente matriz. Por exemplo: uma escola e uma rua ou avenida. A partir disso, poderemos homenagear Dom Jaime com uma rua ou avenida”, explica.

    Caso Dom Jaime Luiz Coelho seja nomeado rua ou avenida já existente, também será preciso coletar assinatura de pelo menos 80% dos moradores daquela localidade apoiando a mudança de nome. “Estamos trabalhando nesse sentido, a pedido de várias lideranças religiosas e do arcebispo Dom Severino, para podermos dar uma homenagem digna da importância que Dom Jaime teve em nossa cidade”, comenta o vereador.

    No dia 5 de agosto de 2013, aos 97 anos, Dom Jaime Luiz Coelho morreu na UTI da Santa Casa de Maringá, vítima de um quadro de insuficiência renal crônica. Seu corpo está sepultado na Cripta da Catedral de Maringá.

    Personagem histórico
    “A história de Maringá está muito ligada à história de Dom Jaime Luiz Coelho. Não só pela figura religiosa, já que foi o nosso primeiro arcebispo, mas também em diversos setores da sociedade, na cultura, na educação, em todas as áreas”, diz o vereador Alex Chaves, que também vem atuando no Legislativo para que as homenagens de 10 anos da morte de Dom Jaime Luiz Coelho aconteçam este ano.

    Dom Jaime Luiz Coelho, peça fundamental para o desenvolvimento de Maringá durante décadas. Foto: Arquidiocese de Maringá

    Chaves comenta que o trabalho vem sendo realizado junto à Arquidiocese de Maringá e também com a prefeitura. Ele garantiu que a estátua de Dom Jaime Luiz Coelho e a avenida com seu nome serão efetivamente as homenagens previstas este ano em Maringá. “Nosso projeto de lei deverá ser votado esta semana na Câmara, para que isso seja efetivado via lei municipal”, finaliza o vereador.

    Realizações de Dom Jaime Luiz Coelho

     – Idealizador e responsável pela construção da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória

    – Idealizou e construiu o Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Glória, inaugurado em 1962

    – Considerado fundador da UEM, foi o primeiro professor Honoris Causa da UEM

    – Transformou o Albergue Noturno em Albergue Santa Luíza de Marillac

    – Criou o jornal Diário Folha do Norte do Paraná

    – Auxiliou na criação da Cocamar

    – Foi fundador e o primeiro diretor-presidente do Canal 8, TV Cultura (hoje RPCTV, afiliada à Rede Globo)

    – Participou da criação da Acema

    – Trouxe para Maringá o Colégio Marista

    – Esteve com os Papas Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI

    – Publicou mais de 3 mil artigos de opinião para jornais de Maringá, de 1° de janeiro de 1958 até setembro de 2011

    Comentários estão fechados.