Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem de 57 anos acusado de maus-tratos a 37 cães, em Castro, na região dos Campos Gerais. A prisão ocorreu nesta segunda-feira (23) após denúncias anônimas sobre as condições dos animais.
A ação contou com a colaboração de uma médica veterinária do Canil Municipal de Castro e de uma protetora de animais. Durante a vistoria, foi constatado que os cães viviam em um espaço pequeno, sujo e inadequado, cercado por fezes, restos de comida e lixo.
No momento da abordagem, muitos animais estavam sem água, alguns presos em caixotes e outros amarrados a correntes. Diversos cães apresentavam feridas e tumores, evidenciando os maus-tratos.
Os cães foram imediatamente recolhidos e levados ao Canil Municipal, onde receberão tratamento veterinário, serão cadastrados, e posteriormente passarão por castração. Também está prevista uma campanha para adoção dos animais resgatados.
Após a prisão, o homem foi encaminhado ao sistema penitenciário local. O crime de maus-tratos a animais domésticos, previsto na Lei 9.605/98, tem pena de 2 a 5 anos de reclusão, além da proibição de guarda.
A delegada responsável pelo caso ressaltou a importância das denúncias da população para o combate a esses crimes. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 197 (Polícia Civil) ou 181 (Disque-Denúncia). Em situações de emergência, deve-se ligar para 190 (Polícia Militar).