Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Conhecido nas redes sociais pelo estilo descontraído e vídeos virais, o prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), se tornou alvo de uma operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta quinta-feira (10). A investigação apura suspeitas de desvio de dinheiro público destinado à saúde do município.
Além da casa do prefeito, a PF realizou buscas na sede da Prefeitura de Sorocaba, no diretório municipal do Republicanos e em imóveis de ex-secretários. As investigações apontam que o esquema envolvia contratos fraudulentos com uma organização social responsável por gerir serviços de saúde na cidade. O montante movimentado pode chegar a R$ 20 milhões.
Operação Copia e Cola mobiliza mais de 100 agentes
Batizada de Operação Copia e Cola, a ação da Polícia Federal não se limitou apenas a Sorocaba. Foram 28 mandados de busca e apreensão cumpridos em 12 cidades paulistas — entre elas, São Paulo, Santos, Osasco, Votorantim e São Bernardo do Campo — além de Vitória da Conquista, na Bahia.
Segundo a PF, a investigação começou em 2022 e revelou indícios de corrupção, lavagem de dinheiro, peculato e fraudes em licitação. Os policiais também identificaram movimentações suspeitas de dinheiro em espécie, pagamento de boletos e até negociações imobiliárias utilizadas para ocultar recursos desviados.
Durante as buscas, a PF apreendeu armas de alto poder de fogo na casa de um empresário investigado, envolvido no esquema. A princípio, o armamento estava registrado, mas chamou atenção pela quantidade.
Prefeito é conhecido nas redes e projeta voos mais altos
Reeleito em 2024 com ampla vantagem — cerca de 73,75% dos votos —, Rodrigo Manga tem se destacado não apenas na política local, mas também nas redes sociais. O estilo comunicador e popular lhe rendeu o apelido de “prefeito tiktoker”, em referência à plataforma onde seus vídeos alcançam milhares de visualizações.
Recentemente, Manga surpreendeu ao anunciar, em um vídeo publicado na internet, sua pré-candidatura à Presidência da República. Ele também era cotado como possível candidato ao governo de São Paulo, caso o atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), concorra ao Palácio do Planalto em 2026.
Veja o vídeo a seguir:
Nas redes sociais, o prefeito de Sorocaba também publicou um vídeo alegando que a operação da Polícia Federal foi uma resposta à sua pré-candidatura à Presidência. Confira:
Comentários estão fechados.