Polícia prende 231 pessoas por crimes contra mulheres em oito dias da Operação Átria

A ação, que combate a violência contra a mulher, acontece simultaneamente em todo o Paraná. As diligências seguem durante todo o mês de março.

  • A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 231 suspeitos de crimes cometidos no âmbito da violência contra as mulheres nos oito primeiros dias de Operação Átria. Esta sexta-feira (8) foi o Dia D da ação realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com abrangência nacional.

    A ação aconteceu simultaneamente em todo o Paraná, com apreensão de sete armas e 37 munições nestes primeiros dias. As diligências seguem durante todo o mês de março.

    Com a participação das polícias civis de todos os estados e do Distrito Federal, sob coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), as forças de segurança estão atuando, de forma conjunta, na busca de suspeitos e foragidos da justiça pela prática de crimes de feminicídio, violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual contra mulheres e outras tipificações.

    Além do combate à violência contra a mulher, por meio da apuração de denúncias, instauração de inquéritos policiais, atendimentos às vítimas e cumprimento de mandados de prisão, também são promovidas ações educativas, como palestras, orientações e cursos.

    “Desde 1º de março estamos realizando ações contra esses indivíduos relacionados aos crimes contra as mulheres. Nas 183 unidades da Polícia Civil ainda estão sendo realizadas ações educativas com adolescentes e homens, para que possam construir um futuro diferente, em que mulheres deixem de ser vítimas”, afirma a delegada-chefe da Divisão de Polícia Especializada, Luciana de Novaes.

    Átria é o nome da principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral” do Hemisfério Estelar Sul. Tem uma coloração alaranjada e consta na bandeira do Brasil. Em alusão à posição de destaque da estrela, a operação objetiva reposicionar a mulher, retirando da condição de vítima e a colocando em evidência.

    AEN

    Foto: PCPR

    Comentários estão fechados.