Câmara cobra soluções para estrutura precária em escolas de Maringá

Durante reunião com a Secretaria de Educação, parlamentares apontam problemas estruturais em escolas, falta de planejamento e reivindicam valorização de profissionais da educação.

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    Na última sexta-feira (27), vereadores de Maringá se reuniram com representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) para discutir falhas estruturais nas escolas municipais, além da valorização de servidores e a necessidade de mais planejamento nas ações da pasta.

    A reunião foi conduzida pela vereadora professora Ana Lúcia Rodrigues, com a presença dos vereadores Akemi Nishimori e Sidnei Telles. Os parlamentares relataram problemas observados durante visitas recentes às unidades escolares da cidade: goteiras, portões danificados, mobiliário quebrado, mofo, infiltrações e até auditórios interditados servindo como depósitos. A Escola Benedita Natália foi apontada como um dos casos mais críticos.

    A vereadora Ana Lúcia cobrou a aplicação do piso nacional do magistério para todos os profissionais que têm direito. Segundo ela, ainda não há compromisso efetivo da SEDUC com essa garantia, o que impacta a valorização dos servidores da educação.

    Sidnei Telles reforçou a necessidade de um cronograma transparente de manutenção e abastecimento de materiais. Ele também pediu mais agilidade nas respostas da Secretaria às demandas das escolas.

    Outros pontos discutidos incluíram a falta de servidores operacionais, uso de voluntários por diretores escolares, qualidade da merenda e dos produtos de limpeza, falhas em sistemas digitais da prefeitura e a necessidade de reforço na segurança das escolas.

    O secretário Fernando Brambilla afirmou que a SEDUC responderá às demandas por meio de ofício e citou medidas em andamento: processo de compra de impressoras e insumos, liberação de R$ 25 mil por escola para pequenas demandas, convocação de professores de apoio e discussão sobre a criação do cargo de professor com carga de 30 horas semanais.

    A Comissão de Educação reforçou a importância do acompanhamento contínuo das ações da Secretaria e defendeu a criação de um calendário anual de reuniões para garantir mais transparência e diálogo com a comunidade escolar.

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