Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O Novo foi o único partido da atual legislatura a votar contra a indicação de Mário Hossokawa (Progressistas) para à presidência da Câmara de Maringá. A eleição da mesa diretora ocorreu nessa quarta (1º), durante a cerimônia de posse dos novos vereadores.
Com voto aberto, cada parlamentar poderia indicar o seu candidato para presidente da Casa de Leis. A eleição ocorreu já na cerimônia pois cabe ao presidente realizar a nomeação do prefeito e vice-prefeito eleitos. Hossokawa, atual ocupante do cargo, recebeu 21 dos 23 votos dos vereadores.
Cris Lauer e Daniel Malvezzi, eleitos pelo Novo, foram os únicos votos contrários. Ambos votaram em Lauer para presidir o legislativo. Com o resultado, Mário é reconduzido para o seu 7º mandato presidindo a Casa de Leis, sendo o 5º de forma consecutiva. Comandando os trabalhos desde 2017, o vereador também esteve na presidência da Casa de Leis entre 2009 e 2012.
Em novembro, o Maringá Post adiantou que Hossokawa, desde aquele período, já havia conquistado a quantidade necessária de votos nos bastidores para ser reeleito presidente. Além da reeleição de Mário, a Câmara também votou a composição da nova mesa diretora para o biênio, que ficou da seguinte forma:
Presidente: Mario Hossokawa (Progressistas)
Vice-presidente: Sidnei Telles (Podemos)
1ª Secretária: Majô (Progressistas)
2º Vice-presidente: Mario Verri (PT)
2º Secretário: Luiz Neto (AGIR)
3º Secretário: Ítalo Maroneze (PDT)
Nesta quinta-feira (2), os vereadores se reúnem na Câmara de Maringá, às 14h, para votar a composição das comissões. Atualmente, são sete comissões permanentes: Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, Comissão de Educação, Comissão de Políticas Gerais, Comissão de Segurança Pública e Comissão de Finanças e Orçamento.
Comentários estão fechados.