Tempo estimado de leitura: 5 minutos
A próxima legislatura da Câmara de Maringá será marcada pela renovação. Além dos onze parlamentares que assumirão uma cadeira pela primeira vez, a Cidade Canção também elegeu três representantes com idade abaixo dos 30 anos, um feito inédito na história recente do legislativo. Um desses nomes é Luiz Neto (Agir).
Aos 25 anos, Neto disputou um cargo eletivo pela segunda vez, sendo eleito com 1.795 votos. Apesar da pouca idade, o jovem empresário já conhece as nuances do poder público. Além de ter feito parte do projeto Parlamento Jovem, da Câmara de Maringá, entre 2016 e 2017 e ter sido conselheiro do Conselho Municipal da Juventude, ele também exerceu cargos na atual administração municipal, compondo o time do gabinete do prefeito Ulisses Maia (PSD).
Em 2020, ouve uma primeira tentativa de se eleger vereador, ficando na época na segunda suplência do Podemos. Agora que a eleição se concretizou, Luiz tem muita expectativa em tirar do papel uma série de projetos, grande parte deles relacionados com a defesa dos jovens. É o que o futuro vereador revelou na Série de Entrevistas do Maringá Post. O episódio completo também pode ser assistido no YouTube (link ao fim do texto).
De acordo com Luiz Neto, a cidade precisa gerar oportunidades para que a população mais nova conquiste o próprio espaço na sociedade.
“Nós temos uma leva de jovens que ainda não sabem o que querem fazer da vida. Muitos ainda não sabem o que querem estudar e, por isso, ainda não decidiram o que fazer da vida. Muitos também deixam de estudar por falta de recursos e isso é algo que me preocupa. Sabemos que as oportunidades não são iguais para todos, mas precisamos dar condições para que eles conquistem o próprio espaço. Então acho que isso é muito importante, a gente dar essa oportunidade e permitir que ele (jovem) conquiste espaço. Minha preocupação contínua será essa, a geração de oportunidades”, disse.
Ainda na entrevista, Neto explicou o que o motivou a entrar na política. Mesmo vindo de uma família sem histórico de participação na vida pública, o futuro parlamentar fez questão de destacar o apoio que recebeu dos pais.
“Meu sonho na política começou ainda na infância, em uma praça da cidade. Vi aquelas placas que costumeiramente temos em obras públicas, com os nomes dos responsáveis pela obra e pensei ‘nossa, eu quero ter meu nome numa placa dessas um dia’. Quando eu tinha 15 anos, fui fazer o estágio do conhecimento na Câmara de Maringá, um projeto voltado para estudantes do ensino médio e ali essa curiosidade voltou a despertar. Lá, falaram que eu tinha esse perfil e nunca mais parei. Passei pelo Parlamento Jovem, pelo Conselho da Juventude, exerci cargos na Prefeitura, até que veio a primeira tentativa de virar vereador, em 2020”, lembra.
“A família acaba sofrendo um pouco com nossas escolhas. No Brasil, é muito comum a gente ver na TV como a política é associada a corrupção, a problemas, e é claro que os pais não querem que a gente tome esse caminho. Meu pai mesmo disse que eu tinha muitas opções na vida, então por quê escolher a política? No entanto, tive muito apoio dos meus pais. Meu pai me disse uma frase que me marcou muito: ‘olha, eu queria ser jogador de futebol, mas meu pai não me apoiou. Se a política é o seu sonho, então eu vou te apoiar’. Aquilo me deixou muito feliz, costumo dizer que essa frase foi o ‘gás’ que eu precisava para seguir trabalhando”, complementa.
Neto também aborda na conversa sua saída da gestão Ulisses Maia, a mudança de grupo político e como será a relação com a futura administração Silvio Barros (Progressistas). Assista a entrevista completa:
Sobre a Série de Entrevistas
O Maringá Post, novamente em parceria com o VMark Vídeo, apresenta uma Série de Entrevistas com os novos vereadores eleitos da Cidade Canção. Com conteúdo multiplataforma, os maringaenses terão a oportunidade de conhecer mais daqueles que os representarão na Câmara a partir do próximo ano.
Aos jornalistas Ronaldo Nezo e Victor Ramalho, os parlamentares falarão sobre as bandeiras que defendem, os projetos que querem tirar do papel e qual postura adotarão diante da futura administração da cidade.
Os conteúdos ficarão disponíveis no YouTube, Facebook e Instagram do Maringá Post nas redes sociais, além do tradicional conteúdo em texto, disponível aqui em nosso site. As entrevistas irão ao ar aos domingos e quartas, sempre às 12h.
Comentários estão fechados.