Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A campanha eleitoral tem início, oficialmente, nesta sexta-feira (16). Desta data até a véspera do primeiro turno, em 1º de outubro, os candidatos estão autorizados a divulgar material de campanha com o número de urna e pedir votos, como tradicionalmente ocorre.
No Paraná, em 2024, são 1.132 candidatos a prefeito(a) e 31.102 candidatos a vereador(a) nos 399 municípios. Maringá, terceira maior cidade do Estado, tem cinco candidatos a prefeito e 357 a vereador. Mas como está a situação nas principais cidades da região? Confira abaixo:
Sarandi
Sarandi, onde a Câmara Municipal tem 10 representantes, são 169 candidatos a vereador registrados. Os nomes e números de urna podem ser consultados neste link. Para prefeito, são seis candidatos, entre eles o presidente da Câmara, Nildão (Progressistas), apoiado pelo atual chefe do Executivo. Também concorre o atual vice-prefeito, Garbúggio (PSD). Veja os nomes:
Alba Soares (PDT) – 12
De Paula (PSB) – 40
Garbúggio (PSD) – 55
Nildão (Progressistas) – 11
Simone Martini (Republicanos) – 10
Zinho Machado (PMB) – 35
Marialva
Em Marialva são 172 candidatos a vereador. Ao Executivo, concorrem 7 nomes. Por lá, o atual prefeito Victor Martini (Progressistas) não pode ser candidato a reeleição, por já estar em segundo mandato. Veja os nomes:
Andreia Grutdner (PSDB) – 45
Diegol Volpato (Novo) – 30
Edgar (Solidariedade) – 77
Flávia Cheroni (PSD) – 55
Kátia Feltrin (Progressistas) – 11
Marcio Peixoto (PRTB) – 28
Ricardo Vendrame (Agir) – 36
Paiçandu
Em Paiçandu, serão apenas três candidatos ao Executivo, incluindo o atual prefeito Ismael Batista (PSD), que tenta a reeleição. Ao legislativo concorrem 88 candidatos. Veja os nomes que disputam a Prefeitura:
Argeu Benites (União) – 44
Ismael Batista (PSD) – 55
Tarcísio (PT) – 13
Jandaia do Sul
Na terra do governador Ratinho Junior serão 7 candidatos à Prefeitura, incluindo o atual prefeito Lauro Júnior (União), que tenta a reeleição. Para a Câmara de Vereadores são 119 concorrentes. Veja a lista dos nomes ao Executivo:
Bruno Cavassani (Progressistas) – 11
Ditão Pupio (MDB) – 15
Dr. Edival (PSB) – 40
Lauro Júnior (União) – 44
Miller Borba (Podemos) – 20
Samuel Fiorucci (Agir) – 36
Zé da Gruta (PL) – 22
Comentários estão fechados.