Fomento da economia local e tecnologia na gestão pública: as ideias de Edson Scabora para aliviar a folha de pagamentos

Pré-candidato à Prefeitura de Maringá pelo PSD falou sobre o atual índice de gastos com pessoal do município, que está em pouco mais de 47%. De acordo com ele, existem caminhos para diminuir as contratações. Scabora é o convidado da semana na Série de Entrevistas do Maringá Post.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    Tema pouco explorado, Edson Scabora (PSD) falou sobre o índice de gastos com pessoal da Prefeitura de Maringá. O pré-candidato ao Executivo é o convidado da semana na Série de Entrevistas do Maringá Post.

    Atualmente, Maringá gasta pouco mais de 47% do orçamento com o funcionalismo, entre salários e encargos, perto do chamado ‘limite prudencial’, estabelecido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), que é de 48%. O ‘limite de alerta’ – ou seja, aquele índice que não pode ser ultrapassado -, é de 54%.

    Scabora foi questionado sobre quais seriam as alternativas para aliviar o limite prudencial, permitindo ao município ter uma ‘folga’ em novas contratações. Para o pré-candidato, existem dois caminhos: o aumento da arrecadação, a partir do fomento da economia local e o investimento em tecnologias para o serviço público.

    Sobre a arrecadação, Edson Scabora diz que Maringá já faz a lição de casa. Ele cita o crescimento gradual da economia nos últimos anos para exemplificar um aumento de arrecadação sem aumentar tributos.

    “Sempre vai depender do aumento do orçamento, e nisso Maringá está de parabéns. Nossa economia, mesmo no período pandêmico, sempre cresceu entre 5% e 7% (ao ano). Maringá parece uma cidade isolada do Brasil, enquanto o resto do país estava em crise, nós sempre aumentamos nossa arrecadação e sem aumentar impostos, só atualizando pela inflação. Uma das maneiras de diminuir o limite prudencial e aumentando a arrecadação, mas investindo na economia, jamais aumentando impostos. Isso Maringá fez muito bem durante os oito anos de nossa gestão”, disse.

    Na parte da tecnologia, ele cita ferramentas que podem substituir o trabalho de um servidor dentro de alguns segmentos.

    “Claro que existem maneiras de diminuir a contratação de pessoas, uma delas é investir na tecnologia, para a realização daqueles serviços mais mecânicos. Na varrição de ruas, roçadas e cortes de árvores nós temos vários exemplos. Então existem caminhos para isso, mas a outra maneira é estimulando a economia. Nós estamos desde 2017, por exemplo, num projeto de transformar Maringá em uma cidade turística, onde a rede hoteleira, os shoppings e outros setores são aquecidos. O turismo tem esse potencial (de atingir vários setores). A Maringá Encantada é um exemplo ótimo, no primeiro ano ela representou R$ 11 milhões em arrecadações, no segundo ano foram mais R$ 25 milhões”, complementa.

    A entrevista completa com Edson Scabora (PSD) pode ser conferida no canal do Maringá Post no YouTube:

    Sobre a Série de Entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Maringá

    Em novo formato, o Maringá Post inicia segue com a segunda rodada da Série de Entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Maringá.

    A cada semana, um novo pré-candidato será ouvido, com os conteúdos sendo repercutidos, além do site, também nas redes sociais do Jornal Online de Maringá. O leitor poderá acompanhar a série através das reportagens, divididas em áreas temáticas e publicadas no site uma vez ao dia, além dos reels no Instagram e shorts no YouTube.

    O convidado da próxima semana será o pré-candidato do PSDB, Evandro de Freitas Oliveira. Todo o conteúdo da Série é produzido em parceria com a VMark Produtora de Vídeos, especialista em podcasts e cursos online. Conheça mais sobre o trabalho da VMark.

    Comentários estão fechados.