Israel declara Lula persona non grata por comparar guerra em Gaza ao Holocausto

Katz também chamou o embaixador do Brasil em Jerusalém para uma reunião no memorial do Holocausto Yad Vashem, onde expressou sua indignação.

  • Foto: Reprodução / Instagram 

    O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva provocou a ira de Israel ao equiparar a ação militar israelense contra o Hamas em Gaza ao extermínio nazista dos judeus na Segunda Guerra Mundial. O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, disse que Lula não é bem-vindo em Israel até que se desculpe pelos seus comentários, que considerou um “grave ataque antissemita”. Katz também chamou o embaixador do Brasil em Jerusalém para uma reunião no memorial do Holocausto Yad Vashem, onde expressou sua indignação.

    A guerra em Gaza começou em outubro do ano passado, quando o Hamas lançou ataques contra Israel, matando 1.200 pessoas, a maioria civis, e fazendo 253 pessoas reféns, de acordo com dados israelenses. Israel reagiu com uma ofensiva aérea e terrestre, que matou mais de 29 mil pessoas, também a maioria civis, segundo autoridades palestinas, e forçou a maioria dos 2 milhões de habitantes do enclave a deixar suas casas.

    Comentários estão fechados.