Com 55,95% dos votos, Javier Milei é eleito presidente da Argentina

O economista Javier Milei tomará posse no cargo já no próximo dia 10 de dezembro e será o 52º presidente da Argetina.

  • Neste domingo (19), o economista ultraliberal Javier Milei (Liberdade Avança) venceu a eleição na Argentina e será o 52º presidente do país.

    Milei teve 55,95% dos votos na disputa, enquanto seu oponente, o atual ministro da economia Sergio Massa (União Pela Pátria), teve 44,04%. O resultado foi diferente do primeiro turno das eleições, quando Massa obteve 37% dos votos e Milei ficou com 30%.

    Mesmo antes da divulgação oficial do resultado da eleição, o peronista Sergio Massa reconheceu a derrota e parabenizou Milei pela vitória na noite de domingo (19).

    “Esta jornada de hoje ratifica uma coisa frente a tanta discussão: a Argentina tem um sistema democrático forte, sólido e que sempre respeita os resultados. Obviamente os resultados não são os que esperávamos, e me comuniquei com Javier Milei para parabenizá-lo, porque é o presidente que a maioria dos argentinos escolheu para os próximos quatro anos”, disse em discurso à nação. “Os argentinos escolheram outros caminhos, e a partir de amanhã o dever de dar certezas e dar garantias sobre o funcionamento político e econômico da Argentina é responsabilidade do presidente eleito”.

    O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, também se manifestou sobre as eleições argentinas na noite de domingo (19), antes do resultado oficial. Ainda sem saber quem seria o candidato eleito, Lula desejou sorte ao próximo governo.

    “A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pelo processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, escreveu Lula nas redes sociais.

    QUEM É JAVIER MILEI

    Milei emergiu como uma figura fora dos círculos tradicionais da política argentina, prometendo combater a chamada “casta política” e trazer uma abordagem fresca para os desafios econômicos e sociais do país.

    Antes de entrar na arena política, Milei acumulou experiência no setor privado. Sua trajetória inclui passagens por um banco e uma empresa especializada na administração de aposentadorias e pensões. Não apenas isso, mas também desempenhou o papel de economista-chefe na Fundação Acordar, vinculada ao peronista e ex-candidato à Presidência, Daniel Scioli.

    Na área política, Javier Milei passou a ganhar visibilidade em programas de rádio e televisão, com suas opiniões inflamadas e retórica “contra tudo e contra todos”. Apesar de controverso, seu discurso combativo ressoou com eleitores descontentes com a política atual.

    Agora, como presidente eleito da Argentina, Milei terá que enfrentar a pior crise econômica em décadas, onde a inflação chegou a 142,7%. A posse será no dia 10 de dezembro.

    Foto: Tomas Cuesta/Getty Images

    Comentários estão fechados.