Eleições 2022: Conheça os candidatos ao Governo do Paraná

Nas eleições de 2022, o Paraná tem nove candidatos concorrendo ao Governo do Estado. Conheça quem são eles.

  • Nas eleições de 2022, o Paraná tem nove candidatos concorrendo ao Governo do Estado. Conheça quem são eles.
    Foto: Agência Brasil 

    O prazo para a realização de convenções partidárias terminou na última sexta-feira (5). Com isso, muitos partidos políticos oficializaram o nome dos seus candidatos do Paraná.

    Nas eleições para governador, nove nomes foram confirmados: Adriano Teixeira (PCO), Angela Machado (PSOL), Ivan Ramos Bernardo (PSTU), Joni Correia (DC), Ratinho Junior (PSD), Ricardo Gomyde (PDT), Roberto Requião (PT), Solange Ferreira Bueno (PMN) e Vivi Motta (PCB).

    Adriano Teixeira (PCO)

    Adriano Teixeira
    Foto: Talyta Elen

    Adriano Teixeira é natural de Paranavaí. Ele é professor de Geografia da Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila), especializado em geopolítica e economia política.

    Em 2020, ele disputou o cargo de vereador na cidade. Esta é a primeira vez que vai concorrer como Governador do Paraná.

    Angela Machado (PSOL)

    Foto: Reprodução / Redes sociais

    Angela Alves Machado é natural de São José dos Pinhais. Ela possui formação em história e é docente na rede pública estadual há 24 anos. A candidata também participa do coletivo feminista “Juntas!” e do cursinho de educação popular Emancipa.

    Ela já concorreu ao cargo de vereadora de Curitiba em 2016 e 2020.

    Ivan Ramos Bernardo (PSTU)

    Foto: PSTU

    Ivan Ramos Bernardo é natural de Paranavaí. Ele é professor do ensino médio da rede estadual de educação.

    Na política, ele postulou uma vaga de vice-governador em 2010 e concorreu ao governo do estado pela primeira vez em 2018.

    Joni Correia (DC)

    Foto: DC

    Joni Correia nasceu em Cornélio Procópio. Ele é formado Direito e Publicidade e Propaganda. Ele é proprietário de uma é proprietário e uma empresa de consultoria e também já trabalhou como professor, empresário, e foi diretor da Secretarias de Trabalho e Emprego de Curitiba e da Secretaria de Governo de Foz do Iguaçu.

    Ratinho Junior (PSD)

    Ratinho Junior
    Foto: Rodrigo Felix Leal / AEN

    Carlos Roberto Massa Junior, mais conhecido como “Ratinho Junior” é de Jandaia do Sul. Ele é empresário, administrador de empresas e comunicador. Ele é candidato à reeleição no Governo do Paraná.

    Na política, ele também já foi deputado estadual, deputado federal, secretário de Estado.

    Ricardo Gomyde (PDT)

    Foto: Divulgação / Redes sociais

    Ricardo Gomyde nasceu em Ibaiti e atua como advogado. Na política, foi eleito deputado federal em 1994. Em 2001, assumiu mandato como vereador de Curitiba.

    Ele então assumiu a Secretaria Nacional de Futebol no Ministério do Esporte e foi gestor da Copa do Mundo de futebol em 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

    Roberto Requião (PT)

    Foto: Agência Senado

    Requião nasceu em Curitiba.Ele atua como advogado, jornalista e urbanista.

    Na política, Requião foi governador do Paraná por três mandatos: de 1991 a 1995, e de 2003 a 2011. Já foi prefeito de Curitiba, deputado estadual, secretário estadual e senador.

    Solange Ferreira Bueno (PMN) 

    Foto: Divulgação / Redes sociais

    Solange Ferreira Bueno é natural de Maringá. Ela atua como professora de música. Ela é graduada em Turismo e Hotelaria, tem Licenciatura em Música, com especialização em docência do ensino superior e em psicopedagogia clínica.

    Esta é a primeira vez que Solange se candidata a concorrer a um cargo público.

    Vivi Motta (PCB)

    Foto: Reprodução / Facebook

    Viviane Motta tem 30 anos e nasceu em Cuiabá, capital do Mato Grosso. Ela possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

    No Paraná, ela atuou como professora de Sociologia na rede estadual, além de ser militante do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM).

    Comentários estão fechados.